Benefícios do grão-de-bico à saúde

01 de Jan, 2022Zona Cerealista

O grão-de-bico é um dos alimentos mais consumidos no Brasil e no mundo. Além de ser delicioso, é versátil e traz inúmeros benefícios para a saúde, podendo ser preparado de diversas maneiras.

Na loja virtual da Zona Cerealista Online você encontra o grão-de-bico em diversas versões, como grãos, farinha além das versões granel e orgânico.

Cuidar da saúde é extremamente importante, e por mais clichê que essa frase possa parecer, é necessário fixá-la na mente para que tenhamos mais consciência sobre nosso consumo e como nos alimentamos no dia a dia.

Muitos procuram por uma venda de macarrão caseiro para preparar um delicioso prato durante a semana, mas acabam errando feio em alguns dias e comendo o que não é recomendado, que é o que traz muitos problemas a longo prazo.

Diferente do que muitos pensam, se alimentar bem está longe de ser um grande desafio ou um bicho de sete cabeças, só é preciso ter organização, disciplina, acompanhamento de profissionais e contar com alimentos versáteis.

Felizmente contamos com alguns alimentos como o grão-de-bico, que é uma leguminosa com grandes quantidades de ferro e por isso seu consumo ajuda a repor o mineral perdido pelo corpo com o passar do tempo.

Além disso, o alimento é muito versátil, podendo ser usado para fazer saladas, bolos, biscoitos ou até mesmo ser consumido sozinho ou substituindo alguma outra leguminosa, como o feijão.

Na internet é possível encontrar diversas receitas com ele, assim como se encontra uma boa clínica para fazer um aso atestado de saúde ocupacional com apenas alguns cliques, são diversas maneiras de repará-lo.

Mas como se isso não fosse o bastante, o grão-de-bico ainda é um alimento que traz inúmeros benefícios para a nossa saúde, e hoje você irá conhecer alguns deles para entender como ele pode ser útil e saudável no dia a dia.

10 benefícios do grão-de-bico

Como mencionamos, o grão-de-bico é um alimento bem versátil, permitindo que você o prepare de maneiras diferentes, e independentemente de qual seja, ele traz diversos benefícios para a sua saúde. Alguns deles são:

  1. Melhora o funcionamento do intestino

Milhares de brasileiros sofrem com problemas intestinais que, se não forem tratados, podem acarretar em graves doenças. Para isso é preciso ter o acompanhamento de um profissional e contar com uma boa alimentação.

O grão-de-bico pode ajudar e muito nesses casos, pois possui grandes quantidades de fibras que atuam na saúde do intestino, contribuindo na formação do bolo fecal e na limpeza das paredes do intestino.

Sendo assim, quem sofre com problemas intestinais pode contar com esse aliado durante o dia a dia e também procurar por sobremesas mais saudáveis, como um açaí atacado Salvador para continuar dentro de uma alimentação balanceada.

  1. Controla o colesterol

O colesterol é um dos problemas de saúde mais comuns no Brasil e até mesmo em pessoas mais jovens. Ele acontece em pessoas que acabam consumindo alimentos com grande quantidade de sal ou gordura saturada, formando um desequilíbrio no organismo.

A presença das fibras no grão-de-bico ajuda no controle desse tipo de doença. Isso porque elas auxiliam na eliminação da gordura do organismo, o que resulta na melhora do colesterol.

Claro que, além disso, também é importante estar atento a todos os outros alimentos que se come e ter o acompanhamento de um profissional para auxiliar no reparo desse alimento da forma correta para quem sofre com essa doença.

  1. Auxilia na saúde emocional

Além de ser uma ótima opção de alimento que se encontra com facilidade nos supermercados e até mesmo em uma fabrica de produtos veganos, o grão-de-bico ainda é um grande aliado para a melhora da saúde emocional.

Isso porque ele possui uma substância que contribui na produção da serotonina, hormônio responsável pela transmissão da sensação de prazer e satisfação. É uma opção mais saudável para quem sempre corre para os chocolates quando se sente ansioso, estressado ou triste.

Cuidar da saúde emocional e mental é tão importante quanto cuidar da física, e a alimentação interfere diretamente nisso. Sendo assim, conte com o grão-de-bico e alimentos mais saudáveis para te ajudar com isso também.

  1. Fortalece o sistema imunológico

O sistema imunológico, como o próprio nome já diz, é responsável por deixar nosso organismo imune contra doenças, vírus e problemas que podem nos acometer, e a alimentação está diretamente ligada à qualidade desse sistema.

Assim como outros tipos de leguminosas que podem ser armazenadas em uma câmara frigorífica de congelamento, o grão-de-bico é rico em zinco e vitamina E, que são importantes no combate de gripes e doenças, garantindo proteção ao sistema imunológico.

Com uma alimentação saudável e alimentos ricos em nutrientes e vitaminas, como o grão-de-bico, fica ainda mais difícil pegar algum tipo de resfriado ou virose, pois seu sistema estará pronto para te proteger do que vier.

  1. Alivia os sintomas da TPM

A TPM é o famoso período em que a mulher fica estressada e com zero paciência para tudo e todos, é quando elas desejam apenas ficar sozinhas e comer chocolates enquanto os homens saem correndo para não discutir.

Por incrível que pareça, o grão de bico pode ajudar e muito no alívio dos sintomas durante essa fase, isso porque ele possui uma alta concentração de vitamina B6, cálcio, vitamina D e fibras.

Esses itens juntos atuam no controle de um hormônio que, na fase pré-menstrual, regula a excreção de sódio e é responsável pela retenção de líquido e o inchaço no corpo feminino.

  1. Ajuda no período menstrual

Se a TPM já é ruim para a mulher, o período menstrual pode ser pior ainda, afinal de contas, para uma mulher que trabalha em uma empresa de erp para controle de estoque e precisa ficar em pé o dia inteiro, fazer isso nessa fase do mês é muito desafiador.

Mas o querido grão-de-bico também pode ajudar e fazer com que esses dias sejam menos difíceis para a mulher, pois durante o período menstrual é normal que os níveis de ferro do organismo diminuam devido à perda de sangue causada pela menstruação.

Sendo assim, como bem vimos, o grão-de-bico é uma leguminosa rica em ferro e justamente por isso o seu consumo ajuda a repor o mineral perdido durante o período menstrual e aliviar dores e incômodos durante esses dias.

  1. Mantém a saciedade por mais tempo

Talvez você conheça uma pessoa que sempre come muito, principalmente nas refeições principais do dia, como o café da manhã, almoço ou jantar, mas basta passar uma horinha que ela já reclama que está com fome de novo, não é mesmo?

Com o grão-de-bico isso não acontece, pois a leguminosa possui um índice glicêmico baixo, o que significa que a digestão é mais fácil, causando um tempo maior de saciedade para o organismo, já que o pâncreas não fica sobrecarregado.

Assim como é necessário fazer uma investigação área contaminada para uma empresa saber se está deixando resíduos ruins para o meio ambiente, antes de preparar o grão-de-bico também é necessário fazer sua higienização.

  1. Fortalece os ossos

Os ossos são partes fundamentais do nosso corpo. Talvez quem é jovem ache que isso é uma besteira, mas a idade vai mostrando como eles são essenciais para vivermos e andarmos, por isso quanto antes você começar a cuidar deles, melhor será.

O grão-de-bico é um alimento rico em cálcio, substância que ajuda a fortalecer os ossos, além de conter boas quantidades de vitamina K e fósforo, que em conjunto com o cálcio, são imbatíveis nesse quesito de fortificação óssea.

Esses nutrientes, quando se unem, auxiliam no fortalecimento ósseo, prevenindo fraturas, contusões e doenças que afetam diretamente essa parte do corpo, como a osteoporose, que tira a paz de muitos brasileiros hoje em dia.

  1. Previne a anemia

A anemia é uma doença que se caracteriza pela falta de ferro no sangue que pode ser desenvolvida pela má alimentação ou até mesmo pela ingestão de algo ruim, por isso vale a pena investir em uma análise laboratorial de água para estar sempre de olho no que ingere.

O grão-de-bico, por sua vez, é um alimento com grande quantidade de ferro, como já mencionamos outras vezes, e é um excelente aliado na prevenção e tratamento da anemia, que se não for cuidada, pode trazer problemas ainda maiores.

  1. Previne doenças cardiovasculares

O consumo do grão-de-bico ajuda na redução do colesterol, como já falamos no começo do texto. Ele age na diminuição dos riscos da aparição da hipertensão arterial, que pode fazer a pessoa ter até mesmo um infarto.

Além de ser rico em fibras, o potássio presente no grão-de-bico possui um efeito vasodilatador, que age na diminuição da pressão arterial e protege a saúde no geral, principalmente a saúde do coração.

O grão-de-bico ainda é um alimento que pode ser consumidos com outros para ter um efeito ainda melhor para o organismo, como:

  • Abobrinha;
  • Beringela;
  • Abóbora;
  • Frango;
  • Carne;
  • Ovos;
  • Macarrão.

Dessa maneira, ter uma alimentação saudável não será mais um desafio para você, que verá alimentos, como o grão-de-bico, como grandes aliados para a construção de uma saúde e qualidade de vida cada vez melhor.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados