Dicas Nutricionais

Tempê x Tofu: qual optar?

O que são tempê e tofu?

Tempeh e tofu são subprodutos da soja.

O tofu é feito de leite de soja prensado em blocos mais sólidos. Ele está disponível em uma variedade de texturas, incluindo firme, macio e sedoso.

Já o Tempê (ou tempeh) é feito de soja fermentada e compactada em um bolo firme e denso

O Tempeh é mastigável e tem um sabor semelhante à oleaginosas, enquanto o tofu possui sabor mais neutro e tende a absorver os sabores dos alimentos com os quais é cozido, bem como as especiarias escolhidas no momento de preparar seu prato.

Ambos são comumente usados ​​como substitutos nutritivos da carne animal e podem ser cozidos de várias maneiras.

Perfis nutricionais

O tempeh e o tofu fornecem uma grande variedade de nutrientes. Uma porção 85 gramas de tempeh e tofu contém:

Tempê

Calorias – 140
Proteínas – 16g
Carboidratos – 10g
Fibras – 7g
Gordura – 5g
Cálcio – 6% do valor diário
Ferro – 10% do valor diário
Potássio – 8% do valor diário
Sódio – 10mg

Tofu

Calorias – 80
Proteínas – 8g
Carboidratos – 2g
Fibras – 2g
Gordura – 5g
Cálcio – 15% do valor diário
Ferro – 8% do valor diário
Potássio – 4% do valor diário
Sódio – 10mg

Embora seus nutrientes sejam semelhantes em alguns aspectos, existem algumas diferenças notáveis:

Como o tempeh geralmente é feito com oleaginosas, sementes, legumes ou grãos inteiros, ele é significativamente mais rico em calorias, proteínas e fibras. Na verdade, apenas 85 gramas fornecem 7 gramas de fibras, o que é 28% do valor diário.

Embora o tofu tenha menos proteína, ele tem menos calorias e ainda oferece quantidades significativas de ferro e potássio, além de apresentar mais do que o dobro do cálcio encontrado no tempê.

Ambos são pobres em sódio e sem colesterol, sendo bastante recomendado para consumo 🙂

Principais diferenças

Uma diferença distinta entre o tofu e o tempê é que o tempê fornece boa quantidade de prebióticos benéficos .

Os prebióticos são fibras naturais não digeríveis que promovem o crescimento de bactérias saudáveis ​​no trato digestivo. Eles estão ligados a movimentos intestinais regulares, inflamação reduzida, níveis de colesterol mais baixos e até mesmo melhora da memória.

O Tempê é particularmente rico nesses prebióticos benéficos devido ao seu alto teor de fibras.

Em particular, um estudo em tubo de ensaio descobriu que o tempê estimulou o crescimento de Bifidobacterium, um tipo de bactéria intestinal benéfica.

Vale destacar…

O Tempê e o Tofu são alimentos bastante nutritivos à base de soja e são ricos em isoflavonas.

No entanto, o tempê é rico em prebióticos e contém significativamente mais proteínas e fibras, enquanto o tofu possui mais cálcio. Além disso, o sabor terroso do tempê contrasta com o sabor neutro do tofu.

Independentemente de qual seja sua escolha, qualquer um desses alimentos é uma ótima maneira de aumentar a ingestão de isoflavonas e promover sua saúde geral, principalmente intestinal.

Onde encontrar?

Você encontra o Tempê e o Tofu na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista disponível para Android e IOs. Enviamos para todo o Brasil!

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