Hambúrguer de Feijão e Quinoa – Sem Glúten!

O Hambúrguer de Feijão e Quinoa Sem Glúten é absurdamente delicioso, nutritivo e saudável! Vamos tentar?

Ingredientes:

1 xícara de quinua cozida, resfriada
400g de feijão preto
2 xícaras de amendoim torrado sem pele e sem sal
2 colheres de sopa de coco aminos
2/3 de xícara de nozes cruas da sua preferência
1/2 colher de chá de sal  do atacama
Pimenta preta em pó a gosto
4 dentes de alho picados
1 colher de sopa de tomilho fresco picado
2 colheres de chá de fumaça líquida
1/2 colher de chá de sementes de erva-doce
1/4 de colher de chá de pimenta caiena
1 tâmara sem caroço
Óleo de coco para cozinhar

Modo de Preparo:

Cozinhe a quinoa e o feijão preto e deixe esfriar.

Pré-aqueça o forno a 180°C e espalhe os grãos já secos em uma assadeira forrada com papel manteiga. Asse o feijão por 10 minutos. Eles devem ficar bem secos e levemente rachados (assim não ficarão moles na mistura do hambúrguer). Reserve para esfriar.

Enquanto isso, aqueça uma frigideira média a grande em fogo médio/ médio-baixo. Depois de quente, adicione os amendoins e coco aminos e cozinhe em média/média-alta por cerca de 4-5 minutos, mexendo sempre ou até que estejam dourados e cozidos até a metade do tamanho original. Reserve.

Em um processador de alimentos ou liquidificador de alta potência, adicione a quinoa e as nozes. Pulse até que forme uma mistura solta (mas não como uma textura de pó). Em seguida, adicione o feijão, os amendoins, sal, pimenta do reino, alho, ervas frescas, fumaça líquida, erva-doce, pimenta caiena ou flocos de pimenta (opcional) e tâmara (opcional para sabor bem equilibrado). Misture algumas vezes para misturar (uma textura um pouco firme é boa – você não quer um purê).

A textura deve ser moldável quando espremida nas mãos. Se estiver muito seca, adicione mais coco aminos. Se estiver muito molhado, você pode mexer (não misturar) em um pouco de quinoa extra. 

NOTA : Quanto mais você misturar, mais úmida a textura ficará, então misture apenas o suficiente.

Prove uma pequena quantidade e ajuste o sabor conforme necessário, adicionando mais pimenta caiena ou flocos de pimenta vermelha para aquecer, sal a gosto, coco aminos para obter mais profundidade de sabor / salinidade ou fumaça líquida para defumação.

Forme a mistura em hambúrgueres (cerca de 8 conforme a receita), usando as mãos primeiro para formar bolas e depois pressionando para formar discos.

PARA GRELHAR:

Aqueça uma frigideira grande em fogo médio. Quando estiver quente, adicione óleo apenas o suficiente para cobrir a superfície da panela (ou use uma panela antiaderente) e adicione apenas o número de hambúrgueres que caberão confortavelmente na panela.

Polvilhe as partes superiores com um pouco mais de sal e pimenta preta ou vermelha. Grelhe por 3-4 minutos ou até que o lado de baixo esteja dourado (abaixe o fogo se estiver dourado rapidamente). Em seguida, vire suavemente com uma espátula e cozinhe do outro lado por mais 3-4 minutos ou até que a parte de baixo esteja dourada.

Sirva imediatamente como está ou ao lado de outros pratos favoritos!

Bom apetite!

Deixe um Comentário