Como cozinhar Lentilha? Dicas e truques!

16 de Sep, 2022Mari Pocci

A lentilha é nativa do sudoeste da Ásia e provavelmente é a leguminosa cultivada mais antiga. Hoje, a maioria das lentilhas vem da Índia, Canadá e Turquia. A lentilha é uma pequena leguminosa que agrada tanto no sabor quanto nos nutrientes, além de ser bem acessível no orçamento.

Em termos de nutrição, as lentilhas são carregadas de fibras e proteínas. Com 12 gramas de proteína em 1/2 xícara, as lentilhas são um excelente substituto de carne animal, quando combinadas com um grão integral.

As lentilhas também são ricas em ácido fólico (folato), potássio e ferro. Quanto à versatilidade, as lentilhas podem ser usadas em pratos de omeletes e saladas à sopas e pratos com arroz.

Variedades de lentilha

As lentilhas vêm em uma variedade de cores e tamanhos, incluindo verdes, amarelas, vermelhas e marrons. Algumas lentilhas são melhores para sopas, enquanto outras brilham num lindo prato como acompanhamento ou na salada.

  • Lentilhas marrons são a variedade mais comum - são baratas e estão prontamente disponíveis. Quando cozidas, elas não mantêm sua forma. Podem ser usadas em sopas, ou como substitutos de carne em um pão de lentilha, por exemplo.
  • As lentilhas verdes são semelhantes às lentilhas marrons com um sabor levemente picante.
  • As lentilhas verdes francesas são um pouco mais firmes que as outras lentilhas verdes e são cultivadas na França. Por manterem bem sua forma, são uma excelente opção para saladas e sopas .
  • Lentilhas vermelhas e amarelas são frequentemente usadas na culinária indiana e do Oriente Médio. O sabor dessas lentilhas é levemente adocicado e elas se tornam bastante macias quando cozidas. Sua textura macia também pode atuar como espessante em alguns pratos. São comumente utilizadas em hummus e como espessante em sopas.

Como cozinhar lentilhas no fogão

Antes de cozinhar, lave as lentilhas e peneire-as;

Deixe-as de molho se quiser, mas como as lentilhas cozinham tão rapidamente, normalmente não há necessidade. A maioria das variedades cozinha em 20 a 30 minutos. No entanto, uma imersão noturna em água fria reduzirá o tempo de cozimento pela metade.

Para cozinhar, cubra as lentilhas com bastante água ou caldo - cerca de 3 xícaras para cada xícara de lentilhas secas. As lentilhas aumentam de tamanho mas não absorvem a água extra; apenas drene-os quando terminar. Quando ferver o líquido, tampe a panela e reduza o fogo para manter um fogo brando suave. As lentilhas cozidas em fogo baixo mantêm sua integridade; eles se dividirão e desmoronarão se fervidos com muita força.

As lentilhas absorvem os sabores que você adicionar à panela. Em vez de água pura, cozinhe as lentilhas em caldo de legumes por exemplo, e adicione temperos como alho, ervas, cebolas ou uma folha de louro.

Guia básico de tempo

• Lentilhas marrons e lentilhas verdes: 20 a 30 minutos
• Lentilhas verdes francesas: 25 a 35 minutos
• Lentilhas vermelhas e amarelas: 15 a 20 minutos
• Lentilhas beluga pretas: 20 a 25 minutos

Geralmente, quanto mais você cozinha as lentilhas, mais macias elas se tornam.

Onde encontrar?

Você encontra lentilhas a granel na loja virtual da Zona Cerealista Online! www.zonacerelista.com.br Enviamos para todo o Brasil! Baixe o nosso aplicativo disponível para Android e IOs e aproveite as novidades!

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados