Bolo Vivo de Cenoura

12 de May, 2021Zona Cerealista

Um incrível Bolo de Cenoura Vivo feito com 10 ingredientes saudáveis!

Fica pronto em apenas 30 minutos e com uma cobertura opcional de creme de queijo de caju!

A base deste bolo é de tâmaras e nozes. Em seguida, adiciona-se cenoura ralada, baunilha e especiarias para dar mais calor e sabor!

Vamos lá?

Ingredientes:

Bolo:

2 xícaras de cenoura raladas
2 xícaras de tâmaras sem caroço
2 1/2 xícaras de nozes quartilhos
2 colheres de chá de aroma de baunilha em pó
1/4 colher de chá de sal do himalaia fino
1 1/4 colher de chá de canela em pó
3/4 colher de chá de gengibre em pó
1 pitada de noz moscada
1/2 xícara de farinha de coco sem casca (ou farinha de amêndoa)
1/4 xícara de uva passa preta

Cobertura de Queijo Vegano (de Castanha)

1 1/4 xícara de castanha de caju crua
1/2 xícara de leite de coco
2 colheres de sopa de suco de limão
3 colheres de sopa de calda de agave orgânica
1 colher de chá de aroma de baunilha em pó

Os ingredientes você encontra na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista disponível para Android e IOs. Enviamos para todo o Brasil!

Modo de Preparo

Se estiver fazendo a cobertura de queijo vegano (opcional), coloque castanhas de caju cruas em água quente por 30 minutos a 1 hora. Em seguida, enxágue e escorra. Bata num liquidificador em alta velocidade, juntamente com o leite de coco, suco de limão, calda de agave e baunilha e misture até o que esteja muito cremoso e liso. Cubra e leve à geladeira para esfriar.

Rale as cenouras e reserve.

Em um processador de alimentos (que caibam pelo menos 7 xícaras), adicione as tâmaras sem caroço e misture até restarem pequenos pedaços. Retire do processador de alimentos e reserve.

Em um processador de alimentos, adicione as nozes, baunilha, sal e especiarias. Misture até que fique bem homogêneo.

Em seguida, adicione as tâmaras de volta, juntamente com cenouras raladas, e pulse em medições de 1 segundo até que forme uma massa solta e as cenouras fiquem bem incorporadas.

Tenha cuidado para não misturar demais. Você quer uma massa flexível, não um purê!

Transfira a mistura para uma tigela grande. Adicione a farinha de coco e as uvas passas e mexa. Misture suavemente para manter uma textura mais leve, menos densa e mais "semelhante a um bolo". Uma vez bem combinado, reserve.

Prepare uma panela adicionando papel manteiga na parte inferior e dos lados. Em seguida, adicione a mistura de bolo, espalhe e pressione uniformemente para embalar.

Use um objeto de fundo chato, como um copo, para ajudar a pressionar tudo em uma camada uniforme. Se a mistura aderir ao vidro, embrulhe em papel manteiga.

Em seguida, coloque em uma assadeira (para manter nivelado) e congele por 3-4 horas ou até que o glacê fique semi-firme ao toque.

Para servir, certifique-se de que o bolo não esteja totalmente congelado e sim macio o suficiente para ser cortado (deixar descongelar por 30 minutos deve ajudar).

Em seguida, use uma faca quente para cortar cuidadosamente as fatias e aproveite. Decore com mais nozes, passas ou outras coberturas desejadas (todas opcionais).

É melhor aproveitar um pouco gelado (não congelado). Você pode deixá-lo em temperatura ambiente por até 2 horas, mas a cobertura pode começar a ficar macia.

Bom apetite ♥

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados