Dicas Nutricionais

A melhor Couve Flor assada!

Os segredos para uma Couve Flor assada perfeita com especiarias, métodos fáceis de seguir e ideias para servir! Uma entrada alternativa saborosa e saudável ou um aperitivo festivo. São necessários apenas 5 ingredientes! Vamos tentar?

Ingredientes:

 1 couve-flor média/grande inteira
2 colheres de sopa de óleo de abacate
2 colheres de sopa de água
2 colheres de sopa de cúrcuma pura
1-2 colheres de chá de pasta de tomate
2 colheres de chá de calda de agave
1/2 colher de sal do himalaia

Opcionais para servir:
Molho Verde
Salsinha
Quinoa cozida (veja a receita no nosso blog!)

Os ingredientes você encontra na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista disponível para Android e IOs. Enviamos para todo o Brasil

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Encha uma pequena assadeira com água até a metade e coloque-a no por baixo de todas as grades no forno. Isso fornecerá vapor para ajudar a couve-flor a cozinhar de maneira mais uniforme.

Enxágue e seque a couve-flor e corte com cuidado o talo inferior sem remover muito do miolo. Lembre-se que para essa receita precisamos da couve flor inteira intacta para assar. Retire as folhas verdes restantes e coloque em uma assadeira própria para o forno.

Em uma tigela, misture óleo de abacate, água, mistura de especiarias calda de agave e sal. Prove e ajuste o sabor conforme seu gosto.

Vire a couve-flor de cabeça para baixo e despeje a maior parte do molho. Deixe o molho escorrer pelo miolo, sacuda para que penetre no meio e, em seguida, vire a couve-flor e use um pincel para revestir a couve flor com molho, por todo o exterior. Coloque a couve-flor com o núcleo voltado para baixo antes de assar e adicione uma pitada extra de sal e mistura de especiarias no exterior para dar sabor extra.

Coloque a assadeira no forno e asse por 35-50 minutos (dependendo do tamanho da couve-flor) ou até que uma faca perfure facilmente o miolo. Se você preferir uma couve-flor mais macia, asse por mais tempo. 

Para dourar o exterior, aumente o fogo para alto e asse por mais 2 a 4 minutos, observando cuidadosamente para não queimar!

Retire do forno e deixe a couve-flor descansar na assadeira por 5-10 minutos para continuar amolecendo o meio, se necessário. Desfrute como está ou decore com os molhos e acompanhamentos desejados. Você pode servir com quinoa cozida e molhos da sua preferência.

As sobras podem ser armazenadas na geladeira por até 4 dias. Reaqueça em um forno a 180ºC até ficar bem quente.

Bom apetite ♥

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *