Por que fazer remolho das leguminosas?

18 de Apr, 2022Zona Cerealista

Você já ouviu falar sobre a importância do remolho das leguminosas?

As leguminosas são todos os grãos contidos em vagens, como por exemplo o feijão, lentilha, soja, ervilha, grão-de-bico entre outros. Muitas pessoas nunca ouviram falar, e outras nem mesmo tem o hábito de deixar as leguminosas de molho.

No entanto, saibam que o remolho das leguminosas pode melhorar tanto o valor nutricional do grão quanto a maciez na hora de comer. Isso porque as leguminosas apresentam fatores que podem interferir na absorção de nutrientes, são os chamados fatores anti-nutricionais.

Em outras palavras, essas substâncias não deixam que alguns minerais sejam absorvidos pelo nosso corpo, como por exemplo, os fitatos e polifenóis que reduzem a absorção de zinco, magnésio e ferro.

O remolho é uma técnica utilizada antes do cozimento das leguminosas. O alimento é deixado de molho na água antes do preparo. Este processo possibilita a redução dos fatores anti-nutricionais e também melhora a maciez do grão, reduzindo o tempo de cozimento, além de realçar o sabor!

Como fazer remolho de leguminosas?

Para fazer o remolho, coloque a leguminosa numa peneira e lave sob água corrente. Transfira os grãos para uma tigela e cubra com a água.

Cubra a tigela com um prato e deixe descansar por 8 a 12 horas. A água deve ser trocada pelo menos uma vez!

Você vai reparar que a água do remolho ficará esbranquiçada e com espumas brancas, esses são justamente os tais fatores anti-nutricionais que estão sendo removidos! Por fim, enxague bem e leve para cozinhar!

Veja mais

Comentários (2)

  • Olá
    No caso das oleaginosas o remolho é geralmente indicado para o preparo de receitas.
    Confira todas as opções de oleaginosas da nossa loja virtual nesse link:
    https://zonacerealista.com.br/collections/oleaginosas
    Obrigado

    Zona Cerealista Online
  • Amêndoas, castanhas, nozes, precisa por de molho pra consumir?
    Peço explicar

    Conceição

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados