Vitaminas que atuam na defesa do organismo

16 de Mar, 2020Zona Cerealista

Num artigo recente publicado no Journal of Medical Virology pelos doutores Zhang L e Liu Y, foram revisados estudos sobre vitaminas, minerais e outros nutrientes com potencial para contribuir com o sistema imunológico na atual pandemia de Corona Virus (COVID-19).

Segundo o Dr Eduardo Tosta, Médico imunologista da Universidade de Brasília, a manutenção da integridade e da funcionalidade do sistema imunitário depende de níveis adequados de vitaminas e sais minerais, especialmente na população idosa, onde ocorrem frequentes carências.

Além disso, várias vitaminas e sais minerais exercem ação antiviral comprovada, embora não tenham sido ainda testados em relação ao COVID-19.

Convém lembrar que tais compostos em excesso podem ter efeitos nocivos para a saúde!

Os pesquisadores acreditam que uma resposta imune prejudicada se deve à deficiência de um elemento nutricional específico.

Confira quais são as Vitaminas que melhoram a defesa do seu organismo

Vitamina A

A vitamina A é a primeira vitamina lipossolúvel a ser reconhecida e o β ‐ caroteno é seu precursor derivado de plantas. A vitamina A também é chamada de vitamina "anti-infecciosa" e muitas das defesas do corpo contra infecções dependem de um suprimento adequado desta vitamina.

• Vitamina B

Desempenha papel importante na função imunológica do corpo. Como a escassez de vitaminas do complexo B pode enfraquecer a resposta imunológica do hospedeiro, elas devem ser suplementadas aos pacientes infectados pelo vírus para melhorar seu sistema imunológico. Portanto, as vitaminas B podem ser escolhidas como uma opção básica para um bom funcionamento do sistema imunológico.

Vitamina C

A vitamina C também suporta funções imunológicas e protege contra infecções causadas por diversos vírus. Três ensaios clínicos controlados em humanos relataram que havia uma incidência significativamente menor de pneumonia nos grupos suplementados com vitamina C, sugerindo que a vitamina C pode impedir a suscetibilidade a infecções do trato respiratório inferiores sob certas condições.

• Vitamina D

A vitamina D não é apenas um nutriente, mas também um hormônio, que pode ser sintetizado em nosso corpo com a ajuda da luz solar. Além de seu papel na manutenção da integridade óssea, também estimula a maturação de muitas células, incluindo células imunes.

• Vitamina E

A vitamina E desempenha um papel importante na redução do estresse oxidativo através da ligação aos radicais livres como antioxidante. Foi relatado que a deficiência de vitamina E intensifica a lesão miocárdica da infecção pelo coxsackievirus B3 (um tipo de vírus).

Ácidos Graxos e Ômega 3

Os ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa (PUFAs) também são importantes mediadores da inflamação e respostas imunes adaptativas. Os PUFA ômega-3 e ômega-6 promovem predominantemente efeitos anti-inflamatórios e pró-inflamatórios. Portanto, o ômega ‐ 3, incluindo a protectina D1, que serviu como um novo medicamento antiviral, pode ser considerado para uma das possíveis intervenções desse novo vírus.

Onde encontrar?

Você encontra todas essas vitaminas na nossa loja virtual. Acesse o nosso site www.zonacerealista.com.br Enviamos para todo o Brasil! Baixe o nosso aplicativo: disponível nas plataformas Android e IOs.

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados