Vitamina D2 x D3: Qual é a diferença?

27 de Jun, 2022Mari Pocci

A vitamina D é mais do que apenas uma vitamina. É uma família de nutrientes que compartilha semelhanças na estrutura química.

Em sua dieta, os membros mais comumente encontrados são as vitaminas D2 e ​​D3. Embora os dois tipos ajudem a atender às suas necessidades de vitamina D, eles diferem em alguns aspectos importantes.

O que é vitamina D?

A vitamina D é uma vitamina solúvel em gordura que promove a absorção de cálcio, regula o crescimento ósseo e desempenha um papel na função imunológica.

Sua pele produz vitamina D quando exposta à luz solar. No entanto, se você passa a maior parte do tempo dentro de casa, por exemplo, precisará obter essa vitamina por meio da sua dieta ou suplementação.

Pode ser difícil obter quantidades adequadas dessa vitamina apenas com a dieta, pois as fontes naturais ricas são raras! Por esse motivo, é comum as pessoas não obterem o suficiente.

Felizmente, muitos fabricantes de alimentos adicionam aos produtos. Os suplementos também são populares.

Para prevenir os sintomas relacionados à deficiência da vitamina, certifique-se de comer alimentos ricos em vitamina D regularmente, tomar sol ou tomar suplementos com acompanhamento de médico ou nutricionista.

Qual a diferença entre vitamina D2 e D3?

Basicamente, a Vitamina D3 vem de animais, vitamina D2 de plantas. As duas formas de vitamina D diferem dependendo de suas fontes alimentares. A vitamina D3 é encontrada apenas em alimentos de origem animal, enquanto a D2 vem principalmente de fontes vegetais e alimentos fortificados.

Como a vitamina D funciona no organismo?

Ambos são efetivamente absorvidos pela corrente sanguínea. No entanto, o fígado os metaboliza de maneira diferente. O fígado metaboliza a vitamina D2 em 25-hidroxivitamina D2 e ​​a vitamina D3 em 25-hidroxivitamina D3. Esses dois compostos são conhecidos coletivamente como calcifediol.

O calcifediol é a principal forma de vitamina D em circulação, e seus níveis sanguíneos refletem as reservas desse nutriente no corpo. Por este motivo, seu médico pode estimar seu status de vitamina D medindo seus níveis de calcifediol.

No entanto, a vitamina D2 parece produzir menos calcifediol do que uma quantidade igual de vitamina D3. A maioria dos estudos mostra que a vitamina D3 é mais eficaz do que a vitamina D2 no aumento dos níveis sanguíneos de calcifediol.

Onde comprar Vitamina D?

Você encontra as vitaminas D2 e D3 na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista disponível para Android e IOs. Enviamos para todo o Brasil!

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados