Dicas Nutricionais

Tudo o que você precisa saber sobre as Tâmaras

As tâmaras são frutos da tamareira, que é cultivada em muitas regiões tropicais do mundo. As tâmaras tornaram-se bastante populares nos últimos anos. As tâmaras são macias e possuem sabor adocicado. Elas também são ricas em alguns nutrientes importantes e têm uma vasta gama de benefícios e utilizações. Neste artigo vamos mostrar alguns dos benefícios das tâmaras para a saúde e como incorporá-las em sua dieta!

1. Altamente nutritivo

As tâmaras têm um excelente perfil nutricional. Apesar de suas calorias, as tâmaras contêm algumas vitaminas e minerais importantes, além de uma quantidade significativa de fibras! Uma porção de 100 gramas fornece os seguintes nutrientes:

• Calorias: 277
• Carboidratos: 75g
• Fibra: 7g
• Proteína: 2g
• Potássio: 20% do IDR
• Magnésio : 14% do IDR
• Cobre: 18% do IDR
• Manganês: 15% do IDR
• Ferro: 5% do IDR
• Vitamina B6: 12% do IDR

2. Fonte de Fibras

Obter fibra suficiente é importante para sua saúde geral. São quase 7 gramas de fibra em uma porção de 100g. As fibras podem beneficiar sua saúde digestiva, evitando a constipação e promovendo movimentos intestinais regulares. Além disso, a fibra das tâmaras podem ser benéficas para o controle do açúcar no sangue. As fibras retardam a digestão e podem ajudar a evitar que os níveis de açúcar no sangue subam muito depois das refeições.

3. Ajuda a promover a saúde cerebral

Comer tâmaras pode ajudar a melhorar as funções cerebrais! As propriedades potenciais das tâmaras para estimular o cérebro estão relacionadas ao seu conteúdo de antioxidantes, como os flavonóides, conhecidos por reduzir a inflamação.

4. Excelente Adoçante Natural

As tâmaras são uma fonte de frutose, um tipo de açúcar natural encontrado nas frutas. Por esse motivo, as tâmaras são muito doces e também têm um sabor similar ao caramelo. Elas são uma ótima substituta saudável para o açúcar refinado em diversas receitas devido aos nutrientes, fibras e antioxidantes que fornecem. A melhor maneira de substituir o açúcar refinado por tâmaras é fazendo uma pasta de tâmaras.

Como fazer?

Uma regra prática é substituir o açúcar por pasta de tâmara na proporção de 1: 1. Por exemplo, se a receita pede 1 xícara de açúcar, você substituirá por 1 xícara de pasta de tâmaras. Para preparar essa pasta, basta picar as tâmaras e levá-la a um processador de alimentos ou liquidificador de alta potência, acrescentando água aos poucos conforme vai batendo. A consistência deverá ser macia como a de uma pasta comum de oleaginosas. É importante observar que, embora as tâmaras sejam ricas em fibras e nutrientes, ainda são bastante ricas em calorias e devem ser consumidas com moderação!

5. É benéfica para os seus ossos

As tâmaras contêm vários minerais, incluindo fósforo, potássio, cálcio e magnésio, muitos deles relacionados à saúde óssea.

6. Fácil de adicionar à sua dieta.

As tâmaras são incrivelmente versáteis e piodem ser um lanche delicioso. Muitas vezes são combinadas com outros alimentos, como amêndoas, manteiga de nozes ou queijos. As tâmaras também são bem pegajosas, o que as torna úteis como aglutinante em produtos de panificação, como biscoitos e barras. Você também pode combinar tâmaras com nozes e sementes para fazer lanches saudáveis. Além do mais, você pode usar tâmaras para adoçar molhos, como molhos para salada, ou misturá-los em smoothies ou numa tigela de aveia.

Onde encontrar?

Você encontra as tâmaras a granel na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista disponível para Android e IOs. Enviamos para todo o Brasil!

3 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *