Como saber se a Cúrcuma é pura?

02 de May, 2022Zona Cerealista

Circulam nas redes sociais testes de pureza caseiros que determinariam se a cúrcuma (ou açafrão da terra) é 100% pura ou se contém adição de farinha de milho.

Esses testes são confiáveis? O que dizem os especialistas? Vamos entender?

A cúrcuma é um tubérculo, ou seja, da mesma família da batata e da mandioca. Assim, possui alto teor de carboidratos, cerca de 65%. Mais especificamente, a cúrcuma contém cerca de 41% de amido, que é forma mais simples do carboidrato. É justamente o amido tende a espessar quando misturado com água e aquecido.

Já a farinha de milho é composta por 80% de amido, o dobro da cúrcuma, ou seja, a farinha de milho tem potencial ainda maior de espessar quando misturada com água e aquecido

Assim, tanto a cúrcuma pura quanto a farinha de milho podem espessar caldos aquecidos. Essa simples análise das propriedades dos macro nutrientes da cúrcuma e da farinha de milho já é suficiente para concluirmos que testes que misturam esses alimentos à água quente infelizmente não são confiáveis.

No mercado brasileiro realmente é comum a adição da farinha de milho à cúrcuma, isso é feito por diversos motivos, o principal deles é amenizar o aroma e o sabor que são considerados fortes demais para muitos consumidores. Reduzir o custo também é dos motivos, embora a cúrcuma seja um tubérculo  realmente muito barato por ser muito fácil de cultivar. No entanto, nos casos em que ocorre a adição da farinha de milho, é sempre necessária a declaração nos ingredientes.

Mas então como testar a pureza da cúrcuma?

O primeiro passo é verificar a lista de ingredientes, que não pode conter nenhuma outra farinha ou amido.

Já a análise da cor não se mostra tão útil pois a coloração da cúrcuma pura pode variar de tons de amarelo para tons de laranja ou até vermelho, não sendo um critério definitivo para definir pureza.

Uma maneira de testar um a pureza da cúrcuma é provando o sabor. A cúrcuma pura é bastante amarga e picante. O sabor tende a ficar mais suave a medida que mais farinha de milho é acrescida. No limite a cúrcuma com alto teor de farinha de milho chega a ter sabor de fubá.

Por fim, antes de comprar, solicite um laudo técnico ou ficha técnica!

Na loja virtual da Zona Cerealista Online você consulta o laudo técnico dos produtos a granel na loja virtual. Consulte o laudo técnico das diferentes versões da nossas cúrcumas.

Fake News do setor de alimentos

Com o crescimento das redes sociais as fake news no setor de alimentos também surgiram com força. Boatos a respeito de diversos alimentos e supostos testes de qualidade no óleo de coco, sal do himalaia, cúrcuma, mel, entre outros, se proliferam rapidamente nas redes.

Embora todo cuidado seja pouco quando se trata da qualidade dos alimentos que consumimos, as fake news acabam causando aborrecimentos desnecessários nos consumidores e o descarte de alimentos próprios para o consumo.

Por este motivo é sempre importante consultar rótulos, laudos técnicos, profissionais da área de saúde, verificar a reputação da empresa que está vendendo os produtos, enfim, fontes seguras de informação!

Conte conosco para ter acesso ter acesso a informações confiáveis sobre os nossos produtos naturais! <3

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados