Sorvete de Coco com Cúrcuma e Gengibre

08 de Jan, 2020Zona Cerealista

Já que a Cúrcuma é tão amada por todos, veja só essa receita deliciosa que promete refrescar o seu verão: Sorvete de Coco com Cúrcuma e Gengibre!

O próprio nome já nos remete a uma receita refrescante, desintoxicante e bastante saudável! Mas você acredita quem além de tudo, ela é de-li-ci-o-sa?

Vamos tentar?

Ingredientes:

3 1/2 xícaras de leite de coco
4 pequenas fatias de gengibre fresco
1/4 xícara de calda de agave ou xarope de bordo
1 pitada de sal marinho
2 colheres de chá de cúrcuma pura
1/2 colher de chá de canela em pó
1/8 colher de chá de pimenta do reino
1 colher de chá de aroma de baunilha em pó
Opcional: 1/4 de gengibre cristalizado em pedaços

Os ingredientes você encontra na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista para Android e iOS.

Modo de Preparo:

No dia ou na noite anterior, coloque uma forma de pão no freezer para esfriar adequadamente (consulte as notas se você não tiver uma sorveteira).

Adicione o leite de coco, gengibre fresco, calda de agave ou xarope de bordo, sal marinho, açafrão e canela a uma panela grande e aqueça em fogo médio.

Leve para esquentar (não deixe ferver), mexendo para misturar bem os ingredientes. Em seguida, retire do fogo e adicione o extrato de baunilha. Bata mais uma vez para misturar bem.

Prove e ajuste o sabor conforme necessário, adicionando mais açafrão para sabor intenso, canela para "apimentar", calda de agave ou xarope de bordo para doçura ou sal para equilibrar os sabores.

Transfira a mistura (incluindo as fatias inteiras de gengibre) para uma tigela e deixe esfriar à temperatura ambiente. Em seguida, cubra e refrigere na geladeira durante a noite ou por pelo menos 4-6 horas.

No dia seguinte,

Use uma colher para remover o gengibre. Nesse momento, você também pode adicionar um pouquinho de azeite para obter uma cremosidade extra, mexendo bem para combinar (opcional).

Adicione à máquina de sorvete e bata de acordo com as instruções do fabricante - cerca de 20 a 30 minutos. Lembre-se: caso não tenha uma máquina de sorvete consulte as notas no final da receita! ;)

Enquanto estiver agitando, pique o gengibre cristalizado (opcional). Nos últimos minutos de agitação, adicione o gengibre para incorporar.

Uma vez agitado, retire a forma que estava no congelador e forre com uma folha de papel manteiga.

Transfira o sorvete para a forma e use uma colher para alisar a parte superior.

Cubra com segurança e congele por pelo menos 4-6 horas ou até ficar firme. Deixe fora do congelador por 10 minutos antes de servir para amolecer e use uma colher de sorvete quente (aquecida em água quente) para facilitar a escavação.

Armazene no freezer e consuma em até 7 dias.

Notas

Se você não possui uma sorveteira, pode adicionar a mistura gelada a um recipiente seguro, como uma forma de pão por exemplo, no freezer. Retire do freezer a cada 1-2 horas e mexa vigorosamente para ventilar. Isso não o tornará leve e arejado como uma sorveteira, mas funciona muito bem!

Conta pra gente o que achou?

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados