Por que comer alimentos sem glúten?

Entenda quais os benefícios em seguir uma dieta de produtos sem glúten

 

No trigo, cevada ou aveia e, consequentemente, em pães, bolos e massas. Lá está o glúten!

Apesar de ter recebido o título de vilão há poucos anos, o glúten é uma proteína presente em produtos como os citados acima – e em muitos outros.

Diante dos estudos sobre sua composição e seus efeitos no organismo, como no caso da doença celíaca, que veremos logo abaixo, cada vez mais tem se discutido a respeito de uma alimentação sem glúten.

Neste artigo vamos falar exatamente sobre isso: tendo em vista envolver produtos tão presentes em nossa alimentação diária, como é possível ter opções de uma dieta sem glúten?

 

Alimentação sem glúten emagrece?

Apesar de ser um produto ainda bastante pesquisado e com novas informações sendo publicadas, é possível dizer que ao optar por uma alimentação totalmente sem glúten existe, sim, a tendência à consequente perda de peso.

É claro que essa fórmula faz mais sentido quando se evita o consumo desses produtos, como macarrão e o pão francês, pois, ao substituir por opções sem glúten, em muitos casos, existe uma equivalência no número de calorias.

É importante ressaltar que há um número muito grande de pessoas que apresentam uma intolerância na digestão do glúten. Nesses casos, uma alimentação sem glúten certamente já resultaria em vantagens desde o início.

No entanto, há registros de indivíduos que não possuem nenhuma dificuldade com a proteína e, ao cortá-la, passaram a ter um aumento em sua fome.

Como sempre reforçamos, é muito importante que sua alimentação tenha o acompanhamento de um especialista de confiança.

 

Intolerância ao glúten

Fazer parte do quadro de pessoas (são muitas) que possuem problemas com o glúten significa, cada vez que consome alimentos com a proteína, ter dificuldades na digestão, gases, desconforto abdominal e, também, inchaço.

O caso mais grave é o da doença celíaca, que aparece justamente por causa do glúten no organismo, agindo nas paredes do intestino e comprometendo a absorção nutricional.

Com sintomas como perda de peso, diarreia e inchaço abdominal, os pacientes desses casos são diagnosticados e passam a depender de uma dieta sem glúten.

 

5 alimentos sem glúten para o dia a dia

 

1 Verduras (e legumes)

2 Tapioca

3 Proteína texturizada de soja

4 Óleos vegetais extravirgem

5 Frutas

 

Uma substituição saudável

Com a devida orientação, optar por alimentos sem glúten pode ser a chance que faltava para iniciar um processo saudável de nutrição.

É a oportunidade de trazer equilíbrio para a alimentação do dia a dia, desde o café da manhã, que pode lhe trazer bem estar, ajudar na digestão e perda de peso.

Além dos exemplos citados, a Zona Cerealista Online possui uma grande variedade de produtos sem glúten. Acesse, confira as promoções e produtos sem essa proteína na composição.

Deixe um Comentário