Dicas Nutricionais Produtos Receitas

SEITAN: BIFE DE GLÚTEN!

 

Apesar das diversas polêmicas em torno do glúten, algumas linhas nutricionais liberam a inclusão moderada da proteína, como por exemplo a Dukan, desde que o indivíduo não tenha nenhum grau de intolerância ao glúten (celíacos)! Para aqueles que não têm restrições ao consumo do glúten, a receita de hoje é muito interessante! Trata-se do seitan, ou bife de glúten, feito à base de farinha de glúten. Um detalhe importante, uma porção de 50g de farinha de glúten contém 20g de proteínas!

 

Ingredientes:

250g de farinha de glúten 

Azeite de oliva extra virgem orgânico 

+ 1 ½ de água filtrada para fervura

250ml de molho de soja

Salsa desidratada, alho em lâminas, cebolinha e os temperos a gosto 

Os ingredientes você encontra na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br Enviamos para todo o Brasil.

 

Modo de Preparo:

Em um recipiente fundo coloque um pouco de água e adicione a farinha de glúten aos poucos, mexendo cuidadosamente com as mãos até que fique totalmente hidratada. Mexa bem a mistura para que ela a massa bem macia. Transfira a massa para um recipiente fundo e cubra-a com água filtrada. Deixe descansar por volta de 2 a 3 horas. Após esse tempo, retire toda água que sobrou e deixe a massa escorrendo por volta de 20 minutos. Em uma panela, coloque um fio de azeite em uma panela e refogue os temperos escolhidos. Acrescente a 1,5L de água e 250ml do molho de soja e aguarde até levantar fervura. Corte a massa em formatos de bife, cortando-as em tiras e abrindo utilizando as pontas dos dedos, tomando o máximo de cuidado para não “rasgar” a massa.  Assim que o molho já estiver temperado e levantado fervura, adicione os bifes na panela e deixe cozinhar em fogo baixo por volta de 35 a 40min com a panela semi-tampada. Retire o bife e sirva com o acompanhamento de sua preferência. Bom apetite! <3

#bifedegluten #farinhadegluten #gluten #proteico #dietadukan #zonacerealista #zonacerealistaonline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *