Salada Cremosa de Brócolis com “Bacon” de Coco

Que tal uma deliciosa Salada Cremosa de Brócolis com Bacon de Coco!

Uma alternativa vegetal ao bacon de origem animal. Crocante e muito saborosa! Se você ainda não conhece, essa é uma boa oportunidade para experimentar!

E sabe do melhor? Além de super nutritiva e leve, é muito fácil e rápida para preparar! Sabe quando você quer almoçar algo mais levinho, delicioso mas não quer ter muito trabalho? Pois bem! Vamos tentar?

Ingredientes:

Salada:

7 xícaras de brócolis picado
1/2 xícara de sementes de girassol salgadas torradas
1/2 xícara de cebola roxa picada
1/4 xícara de cranberries ou uvas passas

Para o Bacon de Coco:

2 xícaras de fitas de coco
1 colher de sopa de óleo de abacate
2 colheres de sopa de aminos de coco
1 colher de chá de fumaça líquida
1 colher de sopa de calda de agave
Uma pitada de sal marinho
1/2 colher de chá de pimenta preta

Molho Cremoso

7 colheres de sopa de manteiga de oleaginosas
2 colheres de sopa de xarope de bordo ou calda de agave
3 colheres de sopa de vinagre de maçã
1/2 colher de chá de sal marinho (mais a gosto)
1 pitada de pimenta do reino (mais a gosto)
3-4 colheres de sopa de água

Modo de Preparo:

Bacon de Coco: Pré-aqueça o forno a 180°C e forre uma assadeira com papel manteiga. Adicione as fitas de coco, óleo, aminos de coco, xarope de bordo (ou calda de agave), fumaça líquida, sal marinho e pimenta do reino. Mexa, misturando bem. Asse em forno a 325ºC por 6 minutos, depois mexa e vire as fitas na forma. Asse por mais 5-7 minutos ou até nosso “bacon” ficar crocante e bem douradinho. Observe com cuidado nos últimos minutos e tome cuidado para não queimar, pois pode passar do dourado ao queimado muito rapidamente. Deixe esfriando e vá para o próximo passo.

Salada: Em uma tigela grande, adicione o bacon de coco já frio, brócolis picado, sementes de girassol, cebola ou cebolinha e as sementes. Em uma tigela pequena, adicione manteiga de castanhas, xarope de bordo (ou calda de agave), vinagre de maçã, sal marinho e pimenta e bata para misturar bem.

Em seguida, adicione a água – 1 colher de sopa (15 ml) de cada vez – e bata até obter um molho cremoso e derramável. Prove e ajuste o sabor conforme necessário, adicionando mais xarope de bordo para doçura, vinagre para mais acidez ou sal a gosto. Adicione o molho à salada de brócolis e misture. Desfrute imediatamente ou transfira para a geladeira para esfriar e deixe os sabores marinar. As sobras mantêm-se até 4-5 dias na geladeira, embora sejam melhores nos primeiros 2-3 dias. Não leve ao congelador!

Bom apetite ♥

Deixe um Comentário