brócolis com bacon de coco
Dicas Nutricionais

Salada Cremosa de Brócolis com “Bacon” de Coco

Que tal uma deliciosa Salada Cremosa de Brócolis com Bacon de Coco!

Uma alternativa vegetal ao bacon de origem animal. Crocante e muito saborosa! Se você ainda não conhece, essa é uma boa oportunidade para experimentar!

E sabe do melhor? Além de super nutritiva e leve, é muito fácil e rápida para preparar! Sabe quando você quer almoçar algo mais levinho, delicioso mas não quer ter muito trabalho? Pois bem! Vamos tentar?

Ingredientes:

Salada:

7 xícaras de brócolis picado
1/2 xícara de sementes de girassol salgadas torradas
1/2 xícara de cebola roxa picada
1/4 xícara de cranberries ou uvas passas

Para o Bacon de Coco:

2 xícaras de fitas de coco
1 colher de sopa de óleo de abacate
2 colheres de sopa de aminos de coco
1 colher de chá de fumaça líquida
1 colher de sopa de calda de agave
Uma pitada de sal marinho
1/2 colher de chá de pimenta preta

Molho Cremoso

7 colheres de sopa de manteiga de oleaginosas
2 colheres de sopa de xarope de bordo ou calda de agave
3 colheres de sopa de vinagre de maçã
1/2 colher de chá de sal marinho (mais a gosto)
1 pitada de pimenta do reino (mais a gosto)
3-4 colheres de sopa de água

Modo de Preparo:

Bacon de Coco: Pré-aqueça o forno a 180°C e forre uma assadeira com papel manteiga. Adicione as fitas de coco, óleo, aminos de coco, xarope de bordo (ou calda de agave), fumaça líquida, sal marinho e pimenta do reino. Mexa, misturando bem. Asse em forno a 325ºC por 6 minutos, depois mexa e vire as fitas na forma. Asse por mais 5-7 minutos ou até nosso “bacon” ficar crocante e bem douradinho. Observe com cuidado nos últimos minutos e tome cuidado para não queimar, pois pode passar do dourado ao queimado muito rapidamente. Deixe esfriando e vá para o próximo passo.

Salada: Em uma tigela grande, adicione o bacon de coco já frio, brócolis picado, sementes de girassol, cebola ou cebolinha e as sementes. Em uma tigela pequena, adicione manteiga de castanhas, xarope de bordo (ou calda de agave), vinagre de maçã, sal marinho e pimenta e bata para misturar bem.

Em seguida, adicione a água – 1 colher de sopa (15 ml) de cada vez – e bata até obter um molho cremoso e derramável. Prove e ajuste o sabor conforme necessário, adicionando mais xarope de bordo para doçura, vinagre para mais acidez ou sal a gosto. Adicione o molho à salada de brócolis e misture. Desfrute imediatamente ou transfira para a geladeira para esfriar e deixe os sabores marinar. As sobras mantêm-se até 4-5 dias na geladeira, embora sejam melhores nos primeiros 2-3 dias. Não leve ao congelador!

Bom apetite ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *