Sal Marinho contém menos sódio do que o Sal Refinado

Você sabia que o Sal Marinho contém menos sódio do que o Sal Refinado? Saiba as principais diferenças entre ambos e faça a melhor escolha na hora de consumir.

O sal é geralmente visto como um vilão por causa do excesso de consumo, o que pode fazer com que o organismo retenha mais água e sobrecarregue órgãos vitais, como o coração e os rins. Para que o sal seja um aliado da saúde, é importante usá-lo com moderação e apostar em tipos mais saudáveis, como o sal marinho, também conhecido como sal integral.

Para que serve o sal no organismo?

Acredite se quiser, o sal é fundamental para a saúde. Isso porque seus minerais exercem regulam a quantidade de líquidos dentro e fora das células, colaboram para o bom funcionamento das enzimas, ajudam no transporte de oxigênio, e participam do processo de contração muscular e dos batimentos cardíacos.

O que é o sal integral ou sal marinho?

Assim como o refinado, o sal integral ou sal marinho é formado a partir da evaporação da água do mar. Ele não passa pelo processo de refinamento, o que mantém os minerais e nutrientes e dispensa a adição de outros ingredientes químicos.

Mas cuidado com o excesso!

Independentemente do tipo de sal, o consumo em excesso pode ocasionar problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares e cálculo renal.

Benefícios do sal integral ou sal marinho

  • Contém minerais como cálcio, potássio, zinco, ferro e iodo.
  • Com teor menor de sódio, é uma melhor opção para manter o balanço eletrolítico sem sobrecarregar os rins.
  • Promove a alcalinização dos fluidos corporais e, com isso, estabiliza o pH corporal, prevenindo doenças.

Recomendação de consumo

 A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um consumo diário máximo de sódio de cinco gramas, o que equivale a aproximadamente uma colher de chá. Pessoas com mais de 50 anos e com histórico de doenças cardiovasculares devem consultar um médico ou nutricionista.

#salintegral #salmarinho #zonacerealista #zonacerealistaonline

Deixe um Comentário