Dicas Nutricionais

Saiba porque deve inserir tâmaras no seu cardápio

As tâmaras são frutos da tamareira, que é cultivada em muitas regiões tropicais do mundo. Tornaram-se bastante populares nos últimos anos sendo comercializadas na forma desidratada.

As tâmaras são ricas em alguns nutrientes importantes e têm uma variedade de vantagens e utilizações.

Muito nutritiva

As tâmaras têm um excelente perfil nutricional. Uma vez que são secas, seu conteúdo calórico é maior do que a maioria das frutas frescas. No entanto, o conteúdo calórico das tâmaras é semelhante ao de outras frutas secas , como passas e figos.

Apesar de suas calorias, as tâmaras contêm algumas vitaminas e minerais importantes, além de uma quantidade significativa de fibras. Uma porção de (100 gramas) fornece os seguintes nutrientes:

  • Calorias: 277
  • Carboidratos: 75 gramas
  • Fibra: 7 gramas
  • Proteína: 2 gramas
  • Potássio: 20% do RDI
  • Magnésio : 14% do RDI
  • Cobre: 18% do RDI
  • Manganês: 15% do RDI
  • Ferro: 5% do RDI
  • Vitamina B6: 12% do RDI

Rica em fibras

Obter fibra suficiente é importante para sua saúde geral. Com quase 7 gramas de fibra em uma porção, incluir tâmaras em sua dieta é uma ótima maneira de aumentar a ingestão de fibras. As fibras podem beneficiar sua saúde digestiva!

Além disso, a fibra nas tâmaras pode ser benéfica para o controle do açúcar no sangue. A fibra retarda a digestão e pode ajudar a evitar que os níveis de açúcar no sangue subam muito depois de comer.

Rica em antioxidantes

As tâmaras fornecem vários antioxidantes que oferecem vários benefícios à saúde, incluindo a redução do risco de várias doenças.

Os antioxidantes protegem suas células dos radicais livres, que são moléculas instáveis ​​que podem causar reações prejudiciais em seu corpo e levar a doenças.

Em comparação com tipos semelhantes de frutas, como figos e ameixas secas, as tâmaras parecem ter o maior teor de antioxidantes.

Aqui está uma visão geral dos três antioxidantes mais potentes em tâmaras:

  1. Flavonóides: os flavonóides são antioxidantes poderosos que podem ajudar a reduzir a inflamação e foram estudados quanto ao seu potencial para reduzir o risco de algumas doenças degenerativas.
  2. Carotenóides: os carotenóides promovem a saúde do coração e também podem reduzir o risco de doenças relacionadas aos olhos.
  3. Ácido fenólico: conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias.

Pode promover a saúde do cérebro

Comer tâmaras pode ajudar a melhorar a função cerebral. Estudos laboratoriais descobriram que as tâmaras são úteis para reduzir os marcadores inflamatórios, como a interleucina 6 (IL-6), no cérebro. Altos níveis de IL-6 estão associados a um maior risco de doenças neurodegenerativas.

Quando as placas se acumulam no cérebro, elas podem perturbar a comunicação entre as células cerebrais, o que pode levar à morte das células.

As propriedades potenciais das tâmaras para estimular o cérebro foram atribuídas ao seu conteúdo de antioxidantes conhecidos por reduzir a inflamação, incluindo os flavonóides.

Onde encontrar?

Você encontra na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista disponível para Android e IOs. Enviamos para todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *