Quinua: 10 benefícios em um único alimento

14 de Apr, 2021Mari Pocci

A quinua é um dos alimentos saudáveis ​​mais populares do mundo! É um antigo grão sul-americano que por séculos era desconhecido. Recentemente foi notado e aclamado como um “superalimento” devido ao seu alto conteúdo nutricional.

Botanicamente falando, não é um grão. No entanto, é muitas vezes chamado de "pseudogrão" porque é bastante semelhante em nutrientes e consumido da mesma forma que os grãos de cereais.

Conheça agora os 10 benefícios desse superalimento!

1. Muito nutritivo!

Uma xícara (185 gramas) de quinua cozida contém:

  • Proteína: 8 gramas.
  • Fibra: 5 gramas.
  • Manganês: 58% da dose diária recomendada (RDA).
  • Magnésio: 30% da RDA.
  • Fósforo: 28% da RDA.
  • Folato: 19% da RDA.
  • Cobre: 18% da RDA.
  • Ferro: 15% da RDA.
  • Zinco: 13% da RDA.
  • Potássio 9% da RDA.
  • Mais de 10% da RDA para as vitaminas B1, B2 e B6.
  • Pequenas quantidades de cálcio, B3 (niacina) e vitamina E.

Além disso, a quinua cozida vem com um total de 222 calorias, com 39 gramas de carboidratos e 4 gramas de gordura. Ela também contém uma pequena quantidade de ácidos graxos ômega-3!

2. Muito rico em fibras!

A quinua contém muito mais fibras que outros inúmeros grãos e cereais. Um estudo que analisou 4 variedades de quinua encontrou uma faixa de 10–16 gramas de fibra por cada 100 gramas

3. É naturalmente sem glúten

A quinua é naturalmente sem glúten!

4. Muito rica em proteínas, com todos os aminoácidos essenciais!

A Quiua é rica em proteínas em comparação com a maioria dos alimentos vegetais. Ela também contém todos os aminoácidos essenciais de que você precisa, o que a torna uma excelente fonte de proteínas para vegetarianos e veganos!

5. Tem um baixo índice glicêmico, o que é bom para o controle de açúcar no sangue

O índice glicêmico da quinua está em torno de 53, o que é considerado baixo. No entanto, ainda é relativamente alto em carboidratos, o que requer atenção no consumo deste alimento. Consulte o seu médico ou nutricionista para introdução da quinua na sua dieta!

6. Rica em minerais importantes como ferro e magnésio

Este superalimento é muito rico em todos os 4 minerais, particularmente magnésio, o qual uma xícara (185 gramas) fornece cerca de 30% da RDA.

O problema é que também contém uma substância chamada ácido fítico , que pode se ligar a esses minerais e reduzir sua absorção. No entanto, embebendo e/ou germinando a quinua antes de cozinhar, você pode reduzir o conteúdo de ácido fítico e tornar esses minerais mais biodisponíveis!

7. Tem efeitos benéficos na saúde metabólica

Um estudo realizado em humanos mostra que a quinoa pode melhorar a saúde metabólica, reduzindo os níveis de açúcar no sangue.

8. Muito rica em antioxidantes

A quinua é muito rica em antioxidantes, que são substâncias que neutralizam os radicais livres e que, acredita-se, ajudam a combater o envelhecimento precoce, bem como diversas doenças.

9. Pode ajudar nas dietas de controle de peso

Certas propriedades dos alimentos podem promover a perda de peso, aumentando o metabolismo ou reduzindo o apetite. Curiosamente, a quinua tem várias dessas propriedades:

É rica em proteínas , o que pode aumentar o metabolismo e reduzir o apetite significativamente;

A alta quantidade de fibras pode aumentar a sensação de saciedade, fazendo com que você consuma menos calorias no geral;

O fato da quinoa ter baixo índice glicêmico é outra característica importante, pois a escolha desses alimentos tem sido associada à redução da ingestão calórica;

Embora não haja atualmente nenhum estudo que analise os efeitos da quinoa no peso corporal, parece intuitivo que ela possa ser uma parte útil de uma dieta saudável para perda de peso.

10. Fácil de inserir na sua dieta

Embora não seja um benefício direto para a saúde, o fato de a quinoa ser muito fácil de incorporar à dieta é importante. Também é saboroso e acompanha bem muitos alimentos.

Confira no nosso blog as inúmeras receitas a base de Quinua!

Você encontra a Quinua na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista disponível para Android e IOs. Enviamos para todo o Brasil!

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados