Por que você deveria incluir a quinoa na sua alimentação?

01 de Jan, 2022Zona Cerealista

Caso você já tenha o hábito de acompanhar sites ou blogs que tratam de receitas saudáveis, provavelmente já se deparou com a importância da quinoa como ingrediente.

Na loja virtual da Zona Cerealista Online você encontra a quinoa em diversas versões, como grãos, flocos, farinha além das versões branca, preta, vermelha, mista e orgânica.

Mas você deve estar se perguntando: por que essa semente é tão amada pelas pessoas que praticam uma alimentação saudável?

Neste artigo iremos te mostrar o motivo pelo qual a quinoa poderia ser incluída nas suas receitas e, além disso, como prepará-la de modo que seus pratos fiquem deliciosamente servidos.

Quinoa é o cereal mais completo

Originalmente a quinoa surgiu na América do Sul, trata-se de um tipo de semente comestível que podem ser encontradas nas cores branca, preta ou vermelha.

Para alguns, a quinoa consegue ser ingerida da mesma forma que uma massa talharim caseiro é feita. Em outras palavras, isso significa que a semente consegue ser facilmente consumida por algumas pessoas, visto que há receitas que conseguem maquiar a presença da quinoa.

Devido ao fato de trazer tantos benefícios para a saúde, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o Ano Internacional da Quinoa, com o objetivo de divulgar a série de vantagens que o alimento pode proporcionar para a saúde humana.

Na realidade, a quinoa pode ser facilmente indicada por um profissional de medicina que possui o aso atestado de saúde ocupacional, documento que mostra se a pessoa está apta para exercer a profissão.

Para ser mais direto, trata-se de uma semente que, quem conhece, dificilmente não irá recomendar para alguém. A composição da semente é o responsável por ela ter esse título de “semente saudável”. A quinoa carrega consigo:

  • Proteínas;
  • Fibras;
  • Magnésio;
  • Vitaminas do complexo B;
  • Potássio;
  • Cálcio;
  • Fósforo;
  • Vitamina E.

A semente também fornece antioxidantes e aminoácidos que são essenciais para o funcionamento do organismo.

Dito isso, por mais que você esteja acostumado a consumir o que uma fabricante de maquinas para industria alimentícia desenvolve, vale dizer que você ainda tem chances para habituar sua alimentação, adicionando a quinoa como um ingrediente.

Portanto, através da extensa lista que citamos acima, podemos notar como ela é tão querida na suplementação da alimentação de atletas, vegetarianos e diabéticos.

Benefícios do consumo da quinoa

Dentre os benefícios que essa semente pode proporcionar, podemos começar com a redução do colesterol. De acordo com o estudo que foi divulgado pela revista Plant Food for Human Nutrition, foi comprovado que os ratos diminuíram o seu colesterol ruim em 57%.

Vale dizer também que a semente costuma ser encontrada facilmente em casas que trabalham com produtos naturais ou atacadista de frutos do mar. Basta fazer uma pequena pesquisa que você provavelmente verá que a acessibilidade para esse tipo de ingrediente é fácil.

Controle de diabetes e hipertensão

Segundo os pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), a presença do antioxidante quercetina na quinoa auxilia no controle de diabetes tipo 2 e da hipertensão.

Ajuda na perda de peso

Devido a quantidade de proteínas e fibras que estão presentes na quinoa, ela faz com que o corpo, naturalmente, sinta-se com menos vontade de comer por mais tempo. Estar satisfeito com o que comeu por mais tempo, evita a ingestão de mais alimentos no decorrer do dia.

Coincidentemente, esse tipo de sensação consegue ser proporcionada pela grande maioria de mercadorias que são vendidas por uma fabrica de produtos veganos, visto que a sua gama de alimentos são compostas por vegetais que proporcionam uma satisfação maior para o corpo.

Além dessa vantagem, a semente também tem o poder de melhorar o funcionamento do intestino, fato que também ajuda no processo de emagrecimento.

Auxilia no processo de ganho de massa muscular

Segundo os dados levantados pela Organização Mundial da Saúde, cerca de 100g da semente possui 14g de proteínas. Isso significa que, ao consumir a quinoa, irá ajudar na formação e manutenção dos músculos.

Aumenta a imunidade

Devido ao fato da quinoa ser fonte de vitamina C e flavonóides, como quercetina e kaempferol, a semente consegue auxiliar no fortalecimento do organismo, aumentando as chances do corpo não contrair por completo algumas doenças.

Além das vantagens que foram citadas acima, não pense que a quinoa se limita apenas a estes benefícios. A semente também auxilia na prevenção de anemia, protege os nossos ossos e também pode prevenir doenças cardíacas.

Para que você possa manter todos os nutrientes da semente, procure deixá-la em um ambiente próximo ao de uma câmara frigorífica de congelamento, ou seja, em temperaturas menores para que todas as composições da quinoa não se perca em meio a um clima quente.

Podemos dizer que todas essas vantagens que foram mencionadas já nos fazem pensar que a ideia de inserir a quinoa na dieta é, sem dúvidas, uma ótima forma de melhorar a saúde.

Dito isso, vamos agora entender como a quinoa pode ser inserida em uma alimentação, de modo que o seu paladar talvez nem precise se adaptar ao sabor da semente.

Como usar a quinoa de maneira saborosa?

A quinoa pode ser considerada como aquele tipo de alimento versátil, que pode ser preparado de diversas formas, tornando-se uma opção de bebida para comércios que trabalham com distribuidora de carnes para restaurantes SP.

Para te ajudar, vamos citar as maneiras mais simples de introduzir a semente na sua alimentação.

Quinoa cozida para substituir o arroz

Para as pessoas que desejam reduzir a quantidade de carboidratos que costumam consumir, a quinoa pode ser uma ótima opção para substituir o arroz nas refeições. Para prepará-la, você irá precisar de:

  • 2 xícaras (240 ml) de água;
  • 1 xícara (170g) de quinoa;
  • Sal a gosto.

Ao pegar uma panela, coloque a água e em seguida coloque a quinoa e o sal. Deixe ferver de 15 a 20 minutos.

Quinoa em sucos e shakes

Caso você se enquadre no grupo de pessoas que prefere não sentir o gosto da quinoa, uma boa opção é acrescentá-lo em sucos naturais ou shakes proteicos.

A melhor maneira para fazer isso, é utilizando a farinha de quinoa ou batendo a semente no liquidificador para que fique mais fácil de ingerir o líquido. A quantidade que for utilizada irá depender muito da quantidade do suco, ou shake que você pretende fazer.

Use a quinoa em saladas

Independente da salada ser composta por vegetais ou frutas, basta uma colher de sopa de quinoa para acrescentar todos os nutrientes da semente àquela refeição. Já no caso das saladas, você tem duas opções: pode utilizá-la tanto crua quanto cozida.

Pão de quinoa

Até aqui você já pôde entender quais são os benefícios que a quinoa pode fazer para o corpo humano. No caso do pão, a outra grande vantagem é que ele é sem glúten. Para fazer essa receita, você irá precisar:

  • 1 xícara de farinha de quinoa;
  • 1 xícara aveia em flocos finos, sem glúten;
  • 1 xícara de polvilho doce;
  • 1 colher de sopa açúcar mascavo;
  • 1 colher de chá de sal;
  • ½ colher de sopa fermento seco biológico instantâneo;
  • 1 colher de sopa psyllium;
  • 1 colher de sopa azeite de oliva;
  • 1¼ xícara água morna;
  • 1 colher de sopa quinoa em flocos (opcional).

O modo de preparo, por sua vez, deve ser iniciado com a farinha de quinoa, a aveia, o polvilho doce, o açúcar mascavo, o sal, o fermento e o psyllium em uma bacia. É necessário mexer bem com uma colher.

Em seguida, adicione o azeite de oliva e vá adicionando a água morna gradativamente enquanto mistura. É preciso mexer até a massa ficar grossa, e ela não deve ficar seca. Caso achar necessário, você pode acrescentar água.

Transfira essa mistura para uma forma média de pão, espalhando a massa com as mãos molhadas até que ela fique bem lisinha.

Coloque a forma com a massa em uma assadeira maior e deixe crescer dentro do forno desligado ao lado de uma xícara de água quente. Esse processo tende a levar até 1 hora.

Após ter feito esse processo, basta levar o pão para assar em um forno pré aquecido por 180°C por 40 minutos.

Podemos considerar que a quinoa é uma semente de fácil acesso e, sem dúvidas, cheia de benefícios. A quinoa, na verdade, é um ingrediente que vale super a pena acrescentar na alimentação, visto que ela tem o poder de manter o corpo em pleno funcionamento.

Na prática, você verá que explorar esse lado mais saudável da alimentação abre portas para você entender como o comercio de recicláveis atua e outras atividades ligadas à sustentabilidade, incluindo também uma rotina mais saudável para você e para o mundo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados