Dicas Nutricionais

Por que as Sementes de Girassol são boas para você?

Nutrição, benefícios e muito mais

As sementes de girassol são populares em pães multigrãos e barras de cereais, também são consumidas como aperitivo no lanche da manhã ou da tarde. São ricas em gorduras saudáveis, compostos vegetais benéficos e inúmeras vitaminas e minerais. Esses nutrientes podem ajudar a reforçar a saúde do seu organismo.

O que são sementes de girassol?

As Sementes de Girassol são os frutos da planta do girassol (Helianthus annuus). As sementes são colhidas das grandes flores da planta, que podem medir mais de 30cm de diâmetro. Uma única cabeça de girassol pode conter até 2000 sementes!

Existem dois tipos principais de culturas de girassol. Um tipo é cultivado para as sementes que você come, enquanto o outro – que é a maioria cultivado – é cultivado para a fabricação do óleo.

As sementes de girassol têm um sabor suave bem semelhante a nozes e uma textura firme mas tenra. Geralmente são torradas para realçar o sabor, embora você também possa consumi-las cruas.

Valor nutricional

Os girassóis acumulam muitos nutrientes em uma pequena semente. Os principais nutrientes em 30 gramas (ou 1/4 de xícara) de sementes de girassol torradas a seco com casca são:

Calorias: 163Kcal
Gordura total, que inclui:
• Gordura saturada – 1,5 gramas
• Gordura poliinsaturada – 9,2 gramas
• Gordura monoinsaturada – 2,7 gramas
Proteínas – 5,5 gramas
Carboidratos – 6,5 gramas
Fibras – 3 gramas
Vitamina E – 37% do RDI
Niacina – 10% do RDI
Vitamina B6 – 11% do RDI
Folato – 17% do RDI
Ácido pantotênico – 20% do RDI
Ferro – 6% do RDI
Magnésio – 9% do RDI
Zinco – 10% do RDI
Cobre – 26% do RDI
Manganês – 30% do RDI
Selênio – 32% do RDI

As sementes de girassol são especialmente ricas em vitamina E e selênio . Eles funcionam como antioxidantes para proteger as células do corpo contra os danos dos radicais livres, que são responsáveis por várias doenças.

Além disso, as sementes de girassol são uma boa fonte de compostos vegetais benéficos, incluindo ácidos fenólicos e flavonóides – que também atuam como antioxidantes.

Quando as sementes de girassol brotam, seus compostos vegetais aumentam. A germinação também reduz fatores que podem interferir na absorção de minerais! Já ouviu falar sobre germinação de sementes? Confira no nosso blog!

Dicas para consumir

As sementes de girassol podem ser misturadas à massas de pães, bolos, trituradas para produção de farinha, polvilhadas em saladas ou consumidas como um aperitivo no intervalo entre as refeições.

Onde encontrar?

Você encontra Sementes de Girassol a granel na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista disponível para Android e IOs. Enviamos para todo o Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *