Dicas Nutricionais

Pizza com Massa de Couve-Flor e Queijo Vegetal!

Faça você mesmo sua própria Pizza com Massa de Couve-Flor e Queijo Vegetal! Ela é extremamente saudável, vegana e leva ingredientes muuito deliciosos! Vamos tentar?

Ingredientes:

1 couve flor de tamanho médio “picada” (aproximadamente 6 xícaras de couve-flor*)
1 e 1/2 ovos de linhaça (1 1/2 colher de sopa (10 g) de farinha de linhaça + 4 colheres de sopa (60 ml) de água)
1/4 de colher de chá de sal do Himalaia
3 colheres de sopa de queijo vegano ralado
1 colher de chá de orégano
1 colher de chá de manjericão desidratado
3 dentes de alho picados
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de sopa de farinha sem glúten

Coberturas opcionais
• Molho de Tomate Orgânico
• Pesto da sua preferência (temos ótimas receitas aqui no nosso blog!)
• Legumes salteados ou frescos (pimentão, cebola, cogumelos, por exemplo)
• Manjericão fresco para decorar
Pimenta Vermelha em flocos para condimentar (a gosto)
+ quantidade extra de queijo vegano ralado!

Os ingredientes você encontra na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista para Android e iOS. Entregamos em todo o Brasil.

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 190 ° C.

Em um processador de alimentos, leve a couve flor para triturar por alguns segundos, para que não fique demasiadamente picada/esfarelada.

Leve uma panela grande de água para ferver. Em seguida, adicione a couve-flor picada. Cozinhe por 5 minutos só até amolecer. Em seguida, escorra em uma peneira de malha fina (verifique se está bem ou se a couve-flor escorre pelos orifícios – o que não pode acontecer). Deixe esfriar por 5 minutos.

Enquanto isso, é um bom momento para preparar o molho da sua pizza e/ou refogar todos os vegetais que você pretende usar como coberturas (cebolas e pimentões ficam deliciosos!). Se você não refogá-los, eles exigirão muito tempo no forno para dourar e pode acontecer deles ficarem muito crus por dentro enquanto a crosta já estará assada. Então, refogue um pouquinho e reserve.

Transfira a couve-flor para um pano de prato limpo e retire o máximo possível do excesso de líquido. Este é um passo muito importante , por isso certifique-se de deixar escorrer bastante e ficar bem sequinho até que não saia mais nada de água. 

Em uma tigela grande, prepare o ovo de linhaça e deixe descansar por 5 minutos. Em seguida, adicione a couve-flor picada, sal do himalaia, queijo ralado vegano, orégano, manjericão, alho e amido de milho.

Mexa com uma colher ou as mãos para misturar bem. Deverá formar uma massa bem soltinha! Prove e ajuste o sabor conforme necessário, adicionando mais queijo ralado vegano para sabor de queijo, sal para ou ervas / alho para um sabor mais intenso.

Forre uma assadeira de pizza com papel manteiga. Polvilhe com um pouco de farinha sem glúten para ajudar a impedir que a pizza grude ao fatiar.

Em seguida, use as mãos para espalhar cuidadosamente a massa em um círculo ou quadrado (dependendo da forma da panela) e mantenha a crosta ligeiramente menor que uma polegada de espessura com a parte externa da borda um pouco mais grossinha.

Asse a crosta por aproximadamente 45 minutos. Em seguida, retire do forno e vire cuidadosamente. Faça isso primeiro desapertando cuidadosamente a massa da camada inferior do papel manteiga utilizando uma espátula e depois colocando outra folha de papel manteiga em cima da massa. Em seguida, pegue as duas folhas de papel manteiga e vire suavemente. Coloque a massa de volta na assadeira.

Retorne ao forno e asse por mais 10 a 12 minutos ou até as bordas ficarem douradas e o centro ficar mais firme ao toque.

Retire do forno e cubra com as coberturas desejadas (cozidas ou refogadas). Recomenda-se que você coloque uma fina camada de molho, pois pode deixar a crosta encharcada se for aplicado uma grande quantidade. Asse por mais 10 minutos ou até as coberturas ficarem macias. Observe as bordas da crosta, que podem ficar dourar mais antes das coberturas.

Desfrute quente com os acompanhamentos adicionais, como manjericão fresco, pimenta vermelha em flocos ou queijo ralado vegano.

Esta pizza é melhor consumida com um garfo – ela não se sustenta quando comida com as mãos. Nota: Você pode assar sua crosta antes do tempo e congelar para uso posterior, se desejar.

Bom apetite ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *