Dicas Nutricionais

Pistache: fonte de proteínas e mais!

O pistache não é apenas saboroso e super versátil para comer, mas também saudável e carregado de nutrientes. Essa oleaginosa contêm gorduras saudáveis ​​e são uma boa fonte de proteínas, fibras e antioxidantes.

Além do mais o pistache contêm vários nutrientes essenciais e inclusive existem estudos que sugeriram que a oleaginosa pode ajudar nas dietas de perda de peso além de beneficiar a saúde cardíaca e intestinal.

Conheça agora mais alguns dos principais benefícios no consumo do pistache!

O Pistache é carregado de nutrientes

Os pistaches são muito nutritivos, uma porção de cerca de 30g contém:

– Calorias: 159
– Carboidratos: 8 gramas
– Fibra: 3 gramas
– Proteína: 6 gramas
– Gordura: 13 gramas (90% são gorduras insaturadas)
– Potássio: 6% da ingestão diária de referência (RDI)
– Fósforo: 11% do RDI
– Vitamina B6: 28% do RDI
– Tiamina: 21% do RDI
– Cobre: 41% do RDI
– Manganês: 15% do RD

Notavelmente, o pistache é um dos alimentos mais ricos em vitamina B6 que existe. A vitamina B6 é importante para várias funções corporais, incluindo a regulação do açúcar no sangue e a formação de hemoglobina, uma molécula que transporta oxigênio nas células vermelhas do sangue.

Os pistache também são ricos em potássio: uma porção contém mais potássio do que a metade de uma banana grande!

O Pistache é rico em antioxidantes

Como nós já sabemos, os antioxidantes são vitais para sua saúde. Eles previnem danos às células e desempenham um papel fundamental na redução do risco de doenças.

Em um estudo de 4 semanas, os participantes que comeram uma ou duas porções de pistache por dia tiveram maiores níveis de luteína e γ-tocoferol, em comparação com os participantes que não comeram pistache. Entre as oleaginosas, o pistache tem o maior teor de luteína e zeaxantina , sendo que ambos são antioxidantes muito importantes para a saúde dos olhos.

Além disso, dois dos grupos mais abundantes de antioxidantes nos pistaches – polifenóis e tocoferóis – podem ajudar a proteger contra alguns tipos de doenças.

Curiosamente, os antioxidantes nos pistaches são muito acessíveis no estômago. Portanto, eles são mais propensos a serem absorvidos durante a digestão, garantindo assim melhor aproveitamento dos nutrientes no organismo.

Baixo em calorias, mas rico em proteínas

Embora comer oleaginosas tenha muitos benefícios para a saúde , elas costumam ser ricas em calorias. Felizmente, os pistaches estão entre as oleaginosas de menor teor calórico! o/

Cerca de 30g de pistache contém 159 calorias, em comparação com 185 calorias em nozes e 193 calorias em pecãs.

Com a proteína compreendendo cerca de 20% de seu peso, os pistaches perdem apenas para as amêndoas quando se trata de conteúdo de proteínas.

Eles também têm uma proporção maior de aminoácidos essenciais ⁠ – os blocos de construção da proteína ⁠ – do que qualquer outra oleaginosa! Esses aminoácidos são considerados essenciais porque seu corpo não pode produzi-los, portanto, você deve obtê-los por meio de sua dieta.

Enquanto isso, outros aminoácidos são considerados semi-essenciais, ou seja, podem ser essenciais em determinadas circunstâncias, dependendo da saúde do indivíduo.

Um desses aminoácidos semi-essenciais é a L-arginina, que representa 2% dos aminoácidos do pistache. É convertido em óxido nítrico em seu corpo, que é um composto que faz com que seus vasos sanguíneos se dilatem, ajudando o fluxo sanguíneo!

Onde encontrar?

Você encontra Pistaches na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista disponível para Android e IOs. Enviamos para todo o Brasil!

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