Pão de Lentilha

Agora a coisa ficou séria, hein? Que somos amantes de receitas de pães vocês já notaram. Agora veja só essa receita incrível e muito saudável de pão de lentilha! Com sabor robusto e riquíssimo nutricionalmente, o pão de lentilha não te dá muito trabalho para fazer e certamente será o seu novo queridinho. Vamos tentar?

Ingredientes:

2/3 de xícara de lentilhas

2 xícaras de nozes quartilhos

1 colher de sopa de azeite de oliva

1 cebola picada

3 dentes de alho picados

3 xícaras de cogumelos picados

1 pimentão vermelho picado

2 colheres de chá. tomilho seco

3 colheres de sopa de farinha de linhaça

3 colheres de sopa de polpa de tomate

1/2 xícara de rosca*
*a quantidade de rosca varia de acordo com a massa: se estiver muito úmida acrescentar um pouco mais de farinha.

Pimenta do reino em pó a gosto

Modo de Preparo:

Adicione as lentilhas em uma panela média, cubra-as com água e deixe ferver em fogo alto. Reduza o fogo para ferver, tempere com sal e cozinhe as lentilhas até ficarem macias, 20 a 30 minutos. Aqueça o azeite em uma panela em fogo médio. Adicione as cebolas e o alho e refogue-os até ficarem translúcidos, 5-7 minutos. Adicione os cogumelos, seguidos de uma pitada de sal e refogue os cogumelos até que tenham amaciado e reduzido de tamanho, cerca de 5 minutos. Em seguida, adicione o pimentão e o tomilho. Cozinhe por 2-3 minutos. Adicione as nozes em um processador de alimentos e pulse algumas vezes até que uma farofa soltinha se forme.

Adicione a mistura de lentilhas, cogumelos e legumes, e pulse para misturar bem. Tenha cuidado para a mistura não vire um purê! Adicione a farinha de linhaça, a polpa de tomate, o sal e a pimenta-do-reino. Mexa até formar uma massa solta. Adicione a farinha de rosca em etapas, até formar uma massa grossa. Se a mistura estiver muito úmida, adicione mais pão ralado. Se estiver muito seco, pulse um pouco mais.

Transfira a mistura para uma forma de pão forrada de papel manteiga, espalhe e pressione em uma camada uniforme. Escove o topo com um pouco de óleo para ajudar o pão a reter a umidade. Asse a 180 ° C descoberto por 30-35 minutos ou até dourar nas bordas e um pouco seco ao toque. Retire do forno e deixe descansar por 15-20 minutos na panela.

Em seguida, remova cuidadosamente, corte e sirva ♥

Guarde o pão de lentilha restante coberto na geladeira por 4-5 dias. Para armazenamento a longo prazo, congele em um recipiente hermético por 1 mês.

Bom apetite!

Deixe um Comentário