Dicas Nutricionais

Pão de Centeio Caseiro

• 2 xícaras de farinha de centeio
• 2 1/2 xícaras de água morna
• 2 pacotes de fermento biológico seco (4 1/2 colheres de chá)
• 2/3 xícara de melado de cana
• 1 colher de sal
• 1/4 xícara de óleo vegetal da sua preferência
• 1/4 xícara de cacau em pó (sem açúcar)
• 5 xícaras de farinha de pão

Os ingredientes você encontra na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista disponível para Android e IOs. Enviamos para todo o Brasil!

Modo de preparo:

Dissolva o fermento:
Dissolva o fermento na água morna com o melado. Coloque a mistura de fermento em uma tigela grande de metal e reserve.

Faça a massa:
Adicione o sal, óleo vegetal, cacau em pó, 2 xícaras de farinha de centeio e depois 2 xícaras de farinha de pão, acrescentando na mistura de fermento após cada adição com uma colher de pau.

Adicione mais farinha de pão, uma xícara de cada vez, até que a massa não fique tão pegajosa e não seja muito difícil misturá-la com a colher de pau. Nesse ponto, espalhe meia xícara de farinha em uma superfície grande, limpa e plana e coloque a massa na superfície.

Sove a massa:
Amasse a massa pressionando com a palma da mão, esticando e amassando a massa várias vezes. Adicione a farinha de pão adicional na massa até atingir a consistência certa, desgrudando das mãos. Sove por 5-7 minutos, ou até que a massa fique lisa e elástica.

Deixe a massa crescer:
Espalhe um pouco de óleo vegetal ao redor de uma tigela grande e coloque a massa nela, virando-a para que fique coberta pelo óleo.

Cubra a tigela com filme plástico. Deixe crescer em temperatura ambiente até dobrar de tamanho, por 1 a 1 1/2 horas.

Divida a massa:
Pressione suavemente a massa crescida para que um pouco do ar seja liberado. Leve a massa para uma superfície levemente enfarinhada, sove a massa por alguns segundos e depois divida-a cortando-a ao meio com uma faca afiada.

Modele os pães:
Molde cada metade em forma de pão. Coloque os pães em fôrmas de pão untadas com óleo ou em uma assadeira plana que tenha sido polvilhada com farinha de milho. Cubra com plástico filme.

Deixe os pães crescerem:
Deixe o pão crescer novamente, desta vez não dobrando de volume, mas aumentando cerca de metade do seu volume (cerca de 30 a 45 minutos).

Aqueça o forno:
Pré-aqueça o forno a 350 ° F por pelo menos meia hora antes de assar.

Asse os pães:
Coloque os pães no forno. Asse por 40-50 minutos, ou até terminar. O pão deve soar oco quando batido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *