Pão Caseiro Rústico Plant-Based e sem Glúten

13 de May, 2020Mari Pocci

Esta receita de Pão Caseiro Rústico Plant-Based e sem Glúten é também livre de soja! Muito versátil! Vamos tentar?

Ingredientes:

2/3 de xícara de água morna
3 colheres de chá de açúcar demerara
3 colheres de chá de fermento biológico seco
3 xícaras de farinha sem glúten
3 colheres de chá de goma xantana
1 1/2 colher de chá de sal do atacama
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre de maçã
Mais água morna caso haja necessidade*

*Ajuste a quantidade de água dependendo da farinha. A consistência deve ser um pouco pegajosa, mas não "escorrendo".

Os ingredientes você encontra na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista para Android e iOS. Entregamos em todo o Brasil

Modo de Preparo:

Coloque o fermento em 2/3 de água morna e misture com o açúcar demerara. Deixe descansar por 5 minutos. Se começar a borbulhar, está ativo (apto para uso). Separe até o momento de usar.

Em uma tigela grande misture os ingredientes secos. Adicione a mistura de fermento junto com os ingredientes secos, depois adicione o azeite e o vinagre. Misture bem e adicione 1/2 xícara de água morna até obter uma massa macia e levemente pegajosa, semelhante à massa da pizza, por exemplo.

Se a massa parecer muito seca (dependendo do tipo de farinha que você estiver usando), adicione um pouco mais de água (apenas conforme necessário) (2 colheres de sopa - 1/3 xícara deverá ser suficiente)

Amasse bem a massa por 5 minutos, até que fique bem macia e com textura homogênea.

Se sua massa estiver muito pegajosa, tudo bem! Coloque-a em uma assadeira forrada com papel manteiga e espalhe a massa com as mãos molhadas. Cubra a assadeira ou tigela com um pano de prato limpo e coloque em um local com temperatura quente até dobrar de tamanho. A massa geralmente leva de 70 a 90 minutos para crescer. Pode levar mais tempo, caso o ambiente estiver frio.

Depois que a massa crescer, marque delicadamente a parte superior com uma faca serrilhada para decorar e polvilhe um pouco de farinha.

Asse em forno pré-aquecido a 200° por 35 a 50 minutos. Escovar a superfície do pão com uma colher de sopa de manteiga vegana derretida 10 minutos antes de terminar (opcional). Fica beeeem delicioso!

Aprecie ♥

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados