Panqueca Canadense com Xarope de Bordo

Hummm… vai uma Panqueca Canadense com Xarope de Bordo aí?

Definitivamente as receitas canadenses são de dar água na boca, não é? Mas olha, vamos confessar que essa Panqueca Canadense com Xarope de Bordo está sendo de tirar o fôlego! Não deixe a curiosidade de lado, não! Vamos dobrar as mangas e mãos à obra!

Se você está se perguntando: “Mas o que é o Xarope de Bordo?” Vamos lá! O Xarope de Bordo é um xarope feito a partir da seiva de uma árvore Canadense chamada Canadian Maple. Esse xarope é muito utilizado pelos nativos como um adoçante em substituição ao açúcar ou mel. É 100% natural, livre de aditivos ou conservantes! Ah! E o melhor: essa receita é toda vegana!

Vamos lá!

Ingredientes:

3/4 de xícara de farinha de trigo orgânica integral
1/2 xícara de farinha de trigo branca
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de canela em pó
1/4 colher de chá de sal do Atacama
1 xícara de leite de amêndoa sem açúcar
2 colheres de sopa de xarope de bordo
1 colher de sopa de azeite ou óleo de coco
1 colher de chá de aroma de baunilha em pó
Raspas de 1 limão pequeno (aproximadamente 1 colher de chá)

Modo de Preparo

Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo integral, a farinha de trigo branca, o fermento em pó, a canela (se estiver usando) e o sal. 

Em uma tigela separada ou em um copo medidor grande, misture o leite de amêndoa, o xarope de bordo, o óleo, a baunilha e as raspas de limão (se estiver usando). Faça um buraco no centro dos ingredientes secos e despeje os ingredientes molhados. À mão, com uma espátula ou colher de pau, mexa a massa delicadamente, apenas até a farinha desaparecer. A mistura ainda parecerá irregular. Deixe a tigela de lado e deixe descansar por alguns minutos enquanto aquece a frigideira.

Aqueça uma frigideira grande antiaderente em fogo médio-baixo. Quando a frigideira estiver totalmente aquecida (uma pitada de água deve chiar em contato), escove levemente a frigideira com óleo, se necessário (algumas frigideiras antiaderentes não precisam de óleo). Coloque a massa em 1/4 de xícara de chá na assadeira, usando as costas de uma colher ou meça o copo para espalhar um pouco a massa. 

Cozinhe no primeiro lado até formar pequenas bolhas por cima e as bordas parecerem secas, cerca de 2 a 3 minutos. Vire delicadamente as panquecas e cozinhe do outro lado até dourar e os centros estiverem cozidos, cerca de 1 a 2 minutos a mais.

Desfrute imediatamente ou transfira para uma assadeira e coloque no forno para aquecer.

Bom apetite ♥

Deixe um Comentário