Panetone Sem Glúten Caseiro

19 de Dec, 2022Mari Pocci

Você já se imaginou preparando seu próprio Panetone sem Glúten Caseiro?

Olha só: além de ser livre de glúten, ainda leva gotas de chocolate vegano e avelãs na massa! Surreal, né? Vale a pena fazer em casa para surpreender seus convidados nesse natal! Quem sabe até fazer essa receita para presenteá-los?

Vamos tentar?

Ingredientes:

Massa:
150ml de leite vegetal aquecido
2 colheres de chá de fermento biológico seco
100g de açúcar de coco
9 colheres de sopa de aquafaba (água do grão de bico batida)
175g de manteiga vegana derretida, em temperatura ambiente
1/2 colher de chá de aroma de baunilha em pó
500g de farinha de arroz
½ colher de chá de sal

Recheio:
150g de pasta de chocolate vegan
50g de avelãs finamente picadas
óleo de coco (quantidade razoável para untar)

Cobertura:
1 colher de sopa de leite vegetal
20g de avelãs picadas
4 colheres de sopa de chocolate vegan
Açúcar de confeiteiro, para polvilhar (à gosto)

Os ingredientes você encontra na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista disponível para Android e IOs. Enviamos para todo o Brasil!

Modo de preparo:

Certifique-se de que o leite esteja morno e acrescente o fermento. Reserve por 5 a 10 minutos. Enquanto isso, bata delicadamente a aquafaba com um batedor de mão até que fique espumosa e adicione lentamente o açúcar de coco enquanto bate. Continue batendo enquanto despeja a manteiga derretida e a baunilha. Mexa bem!

Coloque a farinha e o sal em uma tigela grande da sua batedeira. Despeje a mistura de fermento com leite e a mistura de aquafaba e bata por 10 minutos em potência baixa.

Quando a massa estiver macia, elástica e brilhante, retire a massa, coloque em uma tigela untada com óleo de coco e tampe. Deixe dobrar de tamanho em um lugar quente por cerca de 2 horas.

Enquanto isso, coloque o chocolate sobre um pedaço de papel manteiga, polvilhe um pouco de farinha de arroz por cima e congele para solidifica. Pique as avelãs.

Prepare uma forma redonda de 20 cm com papel vegetal.

Após dobrar de tamanho, despeje a massa sobre uma superfície levemente enfarinhada e unte um pouco as mãos com óleo de coco. Adicione as gotas de chocolate e as avelãs à massa e sove 3 a 4 minutos com as mãos para incorporar o chocolate e as avelãs. Transfira para a forma forrada, tampe e deixe em algum lugar quente por 45-60 minutos para aumentar ainda mais de volume (ela se expandirá de forma que preencherá a forma).

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Pincele a massa com um pouco de leite vegetal, polvilhe mais um pouco de avelãs picadas e leve ao forno por 45-50 minutos até dourar bem e crescer.

Deixe esfriar sobre uma gradinha de refriamento. Para servir, aqueça ligeiramente uma pasta de chocolate vegana e regue com o panetone. Salpique as avelãs e polvilhe um pouco açúcar de confeiteiro. Já deu pra imaginar a delícia que fica?

Armazene embrulhado em um recipiente hermético por até 7 dias.

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados