Dicas Nutricionais

Panettone com Sementes e Frutas Secas

Ingredientes:

1 1/2 xícaras de água morna
3 xícaras de farinha branca orgânica
1/4 xícara de farinha de trigo integral orgânica
1/2 colher de sopa de sal do himalaia
3/4 colher de sopa fermento de ação rápida
1/4 xícara de uvas passas
1/4 xícara de sementes de abóbora cruas
1/4 xícara de amêndoas cruas

Opcional: damasco em cubos, maçã desidratada picada, castanhas e sementes a gosto

Os ingredientes você encontra na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista disponível para Android e IOs. Enviamos para todo o Brasil!

Modo de preparo:

Misture a água morna com o fermento, sal e farinhas em uma tigela grande e mexa bem. O resultado será uma massa pegajosa e áspera. Se estiver usando uma batedeira, bata em velocidade média por cerca de um minuto. Caso contrário, use uma colher de pau para mexer até ficar bem misturado.

Levante a massa e unte levemente a tigela com spray de óleo de coco ou de azeite de oliva. Cubra e deixe crescer na geladeira por duas horas. Como alternativa, deixe crescer 2 horas à temperatura ambiente e 2 horas no frigorífico. Para economizar tempo, recomenda-se utilizar direto a geladeira.

Enquanto a massa cresce, embeba as passas colocando-as em uma tigela pequena e cobrindo com água. Deixe de molho por 20 minutos, depois escorra, seque e reserve. Isso ajuda a evitar que as passas saltem do panettone ou queimem.

Depois de crescer, polvilhe levemente a massa com farinha branca e transfira para uma superfície enfarinhada. Sove algumas vezes e adicione as sementes de abóbora, as amêndoas e as uvas passas. Sove até incorporar bem, tentando manter os incrementos dentro do pão, se não eles ficarão crocantes durante o tempo no forno.

Coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga. Peneire uma leve camada de farinha por cima para ajudar a manter a massa úmida. Deixe descansar por 45-60 minutos.

Pré-aqueça o forno a 230ºC enquanto a massa descansa. Coloque uma forma de alumínio na prateleira mais baixa do forno com 1 xícara de água quente.

Quando estiver pronto para assar, risque o panettone 2 ou 3 vezes com uma faca. Coloque o panettone no forno e despeje mais um pouco de água quente com cuidado na assadeira rasa na prateleira abaixo. Espere que borbulhe e vaporize; em seguida, feche a porta do forno rapidamente.

Asse por 25 a 35 minutos ou até dourar bem. Retire o panettone do forno e deixe esfriar sobre uma gradinha de alumínio. Armazene as sobras em um saquinho plástico em temperatura ambiente.

Delicie-se ♥

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *