O que são carboidratos?

Os carboidratos, também conhecidos como sacarídeos, são açúcares ou amidos. Eles são um importante macronutriente e uma forma essencial de energia para o organismo. Eles consistem em átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio.

Tipos

Existem vários tipos de carboidratos. Eles incluem monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.

Monossacarídeos

Esta é a menor unidade de açúcar possível. Exemplos incluem glicose, galactose ou frutose. A glicose é uma importante fonte de energia para uma célula. “Açúcar no sangue” significa “glicose no sangue”.

Na nutrição humana , incluem:

  • galactose, mais facilmente disponível no leite e produtos lácteos
  • frutose, principalmente em vegetais e frutas

Dissacarídeos

Os dissacarídeos são duas moléculas de monossacarídeos ligadas entre si, por exemplo, lactose, maltose e sacarose. A ligação de uma molécula de glicose a uma molécula de galactose produz lactose. A lactose é comumente encontrada no leite. A ligação de uma molécula de glicose a uma molécula de frutose produz uma molécula de sacarose. A sacarose é encontrada no açúcar de mesa. É frequentemente resultado da fotossíntese, quando a luz solar absorvida pela clorofila reage com outros compostos nas plantas.

Polissacarídeos

Diferentes polissacarídeos atuam como reserva de alimentos em plantas e animais. Eles também desempenham um papel estrutural na parede celular da planta e no esqueleto externo resistente dos insetos. Polissacarídeos são uma cadeia de dois ou mais monossacarídeos.

Suplementação de Carboidratos

Os carboidratos são a fonte preferida de energia do corpo e são armazenados no corpo como glicogênio – tanto no fígado quanto, mais importante, nos músculos. 

Existem carboidratos de digestão lenta, como a aveia ou carboidratos de rápida absorção, como dextrose para recuperação pós-treino.

Pense nos músculos como um tanque de combustível em seu carro – sem combustível, sem desempenho!

Enquanto o corpo pode obter energia de outras fontes, os carboidratos são a fonte preferida. 

Níveis baixos de carboidratos (e baixo glicogênio) têm sido mostrados continuamente em pesquisas para levar a um fraco desempenho no levantamento de peso, futebol, corrida e praticamente todos os esportes!

Caso você precise de uma dieta com ingestão extra de carboidratos, seja de absorção lenta ou rápida, temos uma enorme variedade na nossa loja virtual.

Acesse nosso site ou baixe o nosso aplicativo e confira.

Deixe um Comentário