Mulungu e suas Propriedades Calmantes
Dicas Nutricionais

Mulungu e suas Propriedades Calmantes

Conheça o Mulungu e suas Propriedades Calmantes Naturais

O mulungu (Erythrina mulungutambém) planta conhecida como canivete, é uma planta medicinal que apresenta ação calmante, tranquilizante e sedativa.

As cascas e folhas do mulungu são indicadas para diversos tratamentos que envolvem os estados emocionais como insônia, neurose, ansiedade, agitação, depressão, pânico, compulsão, entre outros.

O mulungu é considerado uma planta holística, à medida que age no corpo e na mente.

Na fitoterapia, seus efeitos sedativos são cientificamente reconhecidos, sendo administrado para acalmar pessoas nervosas e, assim, combater certos distúrbios do sistema nervoso, particularmente a insônia e a ansiedade.

Como um sedativo natural, o mulungu promove um sono mais profundo e repousante porque seus alcaloides (um dos ingredientes ativos em sua casca) agem como neurotransmissores no contexto da presença de quadros de depressão e epilepsia.

De um ponto de vista químico, é notório que os alcaloides integram quase todas as árvores do gênero Erythrina.

Apenas a espécie em questão possui 20 alcaloides isoquinolínicos ativos com propriedades sedativas, anti-inflamatórias e cardiotônicas, ajudando a baixar a pressão sanguínea e a regular a frequência cardíaca de quem consome o chá de mulungu.

O chá de mulungu

Devido ao alto poder de paralisia dos músculos o mulungu deve ser tomado com extrema cautela e dosagem restrita (de 4gr de casca seca para cada xícara de água fervente).

Mas, o mais recomendado é que você procure um fitoterapeuta que tenha profundo conhecimento do uso desta planta pois, uma das principais, e mais perigosas ações do mulungu (rico em erythrinina) é paralisar a musculatura – é com esse efeito, bem dosado, que essa planta trata pressão alta, taquicardia, agitação e nervosismo.

A parte utilizada do mulungu é a sua casca, que pode ser encontrada na sua forma natural ou em pó. As sementes desta planta não devem ser usadas, uma vez que possuem substâncias tóxicas que podem causar sérios danos ao organismo.

Uma das maneiras de se utilizar o mulungu é através de uma infusão:

Ingredientes

  • 4g de casca de Mulungu;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a casca de mulungu na água e deixar ferver por 15 minutos e tomar o chá ainda morno, de preferência 3 vezes ao dia. Evitar tomar por mais de três dias seguidos.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do mulungu incluem sedação, sonolência e paralisias musculares. Além disso é contraindicado para pessoas que usam medicamentos anti-hipertensivos, pois podem baixar muito a pressão e causar hipotensão.

Você encontra o Mulungu a granel acessando nossa loja virtual www.zonacerealista.com.br

#zonacerealistaonline #chádemulungu #chácalmante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *