Dicas Nutricionais

Mel x Melado de Cana

O mel e o melado de cana são dois adoçantes tradicionais com semelhanças e diferenças consideráveis. Se você não está familiarizado com esses ingredientes, pode se surpreender com o que eles têm em comum e como são diferentes!

A principal diferença entre o mel e o melado de cana tem a ver com suas fontes. O mel vem do néctar das flores e é produzido pelas abelhas, enquanto o melaço é um subproduto da cana-de-açúcar.

Perfis de sabor

Os perfis de sabor do mel e do melaço são muito diferentes devido às suas origens. O sabor do mel é principalmente floral, mas pode ter notas das flores que as abelhas visitaram para tirar o néctar. Como resultado, o sabor do mel pode variar de local para local. O mel das abelhas que visitaram as flores de laranjeira não terá o mesmo sabor do mel das abelhas que visitaram as flores de eucalipto, por exemplo.

Em comparação, o melado de cana tem um sabor profundo similar ao caramelo com um toque de amargor. A profundidade do sabor caramelo e o amargor variam de acordo com o estágio do processo de produção do açúcar. A primeira fervura do caldo da cana produzirá melaço leve, que tem um sabor mais doce do que o melaço da segunda e terceira fervura.

Tanto o mel quanto o melado são doces, mas o mel é visivelmente mais doce e não possui o leve amargor que o melado proporciona.

O mel e o melado geralmente têm aparência diferente, já que o mel tende a ser âmbar e translúcido, enquanto a maioria dos melados são muito mais escuros e opacos. Alguns tipos de mel são escuros o suficiente para ter uma cor semelhante à do melado claro.

Perfil nutricional

O mel e o melado têm perfis nutricionais diferentes, uma vez que suas vitaminas e minerais estão presentes em pequenas quantidades. No entanto, o melado contém quantidades mais significativas de várias vitaminas e minerais, incluindo vitaminas B-5, B-6 e ferro.

Posso usar o mel como substituto do melado e vice-versa?

O mel pode substituir o melado na maioria das aplicações, mas você pode notar algumas diferenças. O mel tem mais açúcar, então seu prato terá um sabor mais doce e, como geralmente não é tão escuro, alguns pratos feitos com mel serão mais claros.

Você pode usar melado como adoçante em alguns produtos de panificação que requerem mel, e eles ficarão perfeitamente deliciosos, embora serão visivelmente diferentes das versões feitas com mel. 

Onde encontrar?

Você encontra o Mel e o Melado de Cana na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista disponível para Android e IOs. Enviamos para todo o Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *