Fermento Natural: Vamos fazer?

14 de Dec, 2020Zona Cerealista

Muito se tem falado do Fermento Natural para produzir pãezinhos caseiros, mas você sabe exatamente o que é e quais as vantagens de utilizar este tipo de fermento?

O Fermento Natural é considerado o mais saudável por ser facilmente digerido, diminuindo assim a sensação de inchaço após o consumo do pão.

Possui diversos nutrientes devido à alta complexidade de sua composição, além de sabor diferenciado, tornando o pãozinho tradicional do dia-a-dia ainda mais saboroso e levemente azedinho.

Agora que tal preparar o seu fermento natural em casa utilizando apenas 2 ingredientes? Vamos lá?

Ingredientes:

50g de farinha de trigo integral orgânica
50g de água mineral sem cloro

Os ingredientes você encontra na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista disponível para Android e IOs. Enviamos para todo o Brasil!

Modo de preparo:

Em um recipiente mais fundo coloque os dois ingredientes e misture bem por aproximadamente 5 minutos. Com um pano de prato limpo cubra o recipiente deixe descansar por 24 horas em temperatura ambiente, ao abrigo da luz solar e calor. Após as 24 horas repita o processo: adicione mais 50g de farinha de trigo integral com 50g de água mineral. Mexa cuidadosamente a massa por mais 5 minutos. Cubra com um novo pano de prato limpo e deixe descansar novamente por 24 horas. Repita este processo por mais 5 dias seguidos.

No terceiro ou quarto dia a massa pode começar a fermentar, você notará que pequenas bolhas começarão a aparecer na massa. Este é um sinal de que o nosso fermento natural já está começando a surgir. O tempo ideal para o fermento ficar pronto é de até 5 dias mas, dependendo da temperatura podem ser necessários até 10 dias. Lembre-se de repetir o processo sempre no mesmo horário para que não corra o risco de surgir um líquido escuro por cima da massa. Este líquido na verdade se trata da falta de alimentação, que pode ocorrer em dias mais quentes. Se isto ocorrer descarte o líquido e alimente novamente o seu fermento com a água e farinha.

Conte-nos a sua experiência!

#fermento #fermentonatural #fermentacaonatural #zonacerealista #zonacerealistaonline

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados