Dicas Nutricionais

Fatos e benefícios da carne de plantas: é uma opção mais saudável?

O aumento da conscientização sobre a saúde e sobre a sustentabilidade ambiental, levaram mais consumidores a reduzir a compra de proteínas de origem animal. 

Além das tradicionais fontes de proteína à base de leguminosas, como o tofu, os consumidores agora também buscam proteínas de origem vegetal que tem aparência e sabor muito semelhantes às proteínas de origem animal.

Para os novos adeptos da alimentação plant-based isso pode facilitar a transição e torná-la além de saudável, bastante agradável ao paladar!

O que é carne vegetal?

Os fabricantes de carnes vegetais passaram anos para encontrar maneiras de imitar a textura, sabor e aparência da carne verdadeira. Então, aqui estamos com a questão mais importante: de que é feita a proteína vegetal? Dentre os principais alimentos que dão origem à carne vegetal encontram-se a ervilha, feijão, grão de bico, lentilhas, cogumelos, arroz, tofu, entre outros.

Se você acha que viu “sangue escorrendo” da carne vegetal, é provável que seja um corante alimentar natural, como extrato de suco de beterraba usado por algumas marcas. Isto torna a carne vegetal bastante suculenta, macia e de textura bastante similar à carne animal.

Conheça agora alguns dos inúmeros benefícios no consumo da carne vegetal

1) Aumente o potássio no corpo

O potássio ajuda a reduzir a pressão arterial e o colesterol, mas os produtos à base de proteína animal quase não contêm potássio. Por outro lado, vegetais, frutas, nozes, sementes, legumes e grãos inteiros estão cheios de potássio.

A dieta plant-based é muito mais do que ajudar os animais e salvar o meio ambiente – ela tem muito a ver com a melhoria do seu próprio bem-estar! E, graças à ciência, os veganos não precisam mais consumir apenas hambúrgueres de soja. Existem inúmeros alimentos, além de condimentos naturais e saudáveis que compõem a sua carne vegetal, tornando-a saborosíssima!

Reduz o colesterol

As plantas não contêm colesterol, portanto, as pessoas que seguem uma dieta baseada em vegetais têm naturalmente níveis mais baixos de colesterol.

Reduzir o açúcar no sangue

Uma dieta à base de plantas pode ajudá-lo a combater os níveis elevados de açúcar no sangue. Os alimentos vegetais tendem a ser ricos em fibras, o que retarda a absorção de açúcares na corrente sanguínea. Isso ajuda a equilibrar os níveis de cortisol, o que alivia o estresse e ajuda a diminuir a sensação de fome ao longo do dia. Por outro lado, foi demonstrado que a proteína animal aumenta o teor de açúcar no sangue.

Evita doenças crônicas

Ao diminuir a quantidade de gordura saturada em sua dieta e, ao mesmo tempo, aumentar o teor de fibras e vitaminas, você se tornará menos suscetível a doenças. A proteína animal é bastante rica em gordura saturada, enquanto a vegetal, não.

Durma melhor

Além dos benefícios morais e ambientais (que podem ajudar a melhorar seu sono por si próprios), a ingestão de uma dieta baseada em vegetais traz uma infinidade de benefícios à saúde. Um benefício para a saúde de uma dieta à base de plantas de alta qualidade é que você conseguirá dormir melhor à noite.

Reduzir o sofrimento animal

Ao renunciar à carne animal, você não será mais uma parte responsável no sofrimento de animais inocentes em todo o mundo. Melhor ainda, você estará ajudando a afastar a economia global da indústria de carne, levando a uma redução real no sofrimento animal.

Conservar o meio ambiente

É fácil pensar em recursos ambientais como água e espaço como abundantes. Mas com a população humana crescendo rapidamente, pode ser perigoso presumir isso por muito tempo. As plantas precisam de muito menos água limpa para florescer do que os animais e muito menos espaço para crescer. Mudando o mercado para alimentos à base de plantas, podemos economizar água e liberar espaço para coisas mais importantes.

Onde encontrar?

A loja virtual da Zona Cerealista Online possui uma infinidade de opções plant-based em carnes vegetais. As variedades vão desde hambúrgueres e bifes imitando à carne vermelha, até peixes de plantas, churrasco, almôndegas e muitas outras variações! São altamente saudáveis e surpreendentemente saborosas!

Acesse www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista disponível para Android e IOs. Enviamos para todo o Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *