FARINHA DE GLÚTEN

Conheça a Farinha de Glúten!

Tão ou mais popular que a farinha sem glúten é a farinha de glúten. A farinha de glúten nada mais é do que a farinha de trigo com um teor maior de glúten. O glúten é a proteína do trigo e, para vocês terem uma ideia, 50g de farinha de glúten contém cerca de 21g de carboidratos e 20g de proteínas! O mais interessante é que a farinha de glúten é muito usada por quem está de dieta, mais especificamente, pelos seguidores da dieta Dukan! Segundo o site oficial Dukan, a farinha de glúten é permitida em todas as fases da dieta mas em quantidades moderadas. Pessoas que sofrem da doença celíaca, no entanto, não podem ingerir o produto! A lógica da inclusão da farinha de glúten na dieta Dukan seria justamente o alto teor proteico, que acabaria “compensando” os carboidratos da farinha.

Qual é a diferença entre a farinha de glúten e o glúten de trigo?

A Farinha de glúten é o trigo inteiro moído e com adição de glúten, resultando numa farinha com maior teor de glúten e proteínas. Já o glúten do trigo é a proteína dentro do endosperma do grão, ou seja, basicamente glúten puro! Contém cerca de 75% de proteínas! A farinha de glúten é tipicamente usada pra fazer pães, já o glúten de trigo pode ser combinado com a farinha de trigo tradicional nas suas receitas ou mesmo usado para fazer o bife de glúten, ou seitan, glutadela, etc.

#farinhadeglúten #glúten #dukan #dietadukan #wheatgluten #zonacerealista #zonacerealistaonline

8 Comentários

  1. Avatar Neide kono Reply

    Farinha de glúten e glúten de trigo é a mesma coisa?

  2. Avatar Flavia Reply

    Qual teor de carboidrato do glútem do trigo?

  3. Avatar KILDANE Reply

    Tem um contrassenso na matéria, se 50g de farinha de glúten contém cerca de 21g de carboidratos e 20g de proteínas, como pode ser um percentual de 75% de proteínas ?.

  4. Avatar Elaine Lopes Reply

    tem uma enorme contradição nesse texto,.. uma hora fala que 40% é proteina… e depois 75%?? pode reexplicar isso? de onde saiu os 75%? isso é só do gluten isolado?

Deixe um Comentário