Conheça a farinha de glúten, descubra porque ele é usada na Dieta Dukan e saiba a diferença entre a farinha de glúten e o glúten de trigo!
Dicas Nutricionais

FARINHA DE GLÚTEN

Conheça a Farinha de Glúten!

Tão ou mais popular que a farinha sem glúten é a farinha de glúten. A farinha de glúten nada mais é do que a farinha de trigo com um teor maior de glúten. O glúten é a proteína do trigo e, para vocês terem uma ideia, 50g de farinha de glúten contém cerca de 21g de carboidratos e 20g de proteínas! O mais interessante é que a farinha de glúten é muito usada por quem está de dieta, mais especificamente, pelos seguidores da dieta Dukan! Segundo o site oficial Dukan, a farinha de glúten é permitida em todas as fases da dieta mas em quantidades moderadas. Pessoas que sofrem da doença celíaca, no entanto, não podem ingerir o produto! A lógica da inclusão da farinha de glúten na dieta Dukan seria justamente o alto teor proteico, que acabaria “compensando” os carboidratos da farinha.

Qual é a diferença entre a farinha de glúten e o glúten de trigo?

A Farinha de glúten é o trigo inteiro moído e com adição de glúten, resultando numa farinha com maior teor de glúten e proteínas. Já o glúten do trigo é a proteína dentro do endosperma do grão, ou seja, basicamente glúten puro! Contém cerca de 75% de proteínas! A farinha de glúten é tipicamente usada pra fazer pães, já o glúten de trigo pode ser combinado com a farinha de trigo tradicional nas suas receitas ou mesmo usado para fazer o bife de glúten, ou seitan, glutadela, etc.

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10 comentários

  1. Tem um contrassenso na matéria, se 50g de farinha de glúten contém cerca de 21g de carboidratos e 20g de proteínas, como pode ser um percentual de 75% de proteínas ?.

  2. tem uma enorme contradição nesse texto,.. uma hora fala que 40% é proteina… e depois 75%?? pode reexplicar isso? de onde saiu os 75%? isso é só do gluten isolado?

  3. Tenho procurado fazer croissant e em algumas receitas e videos, pedem que use farinhas com 11 a 14% de proteína. Ocorre que os fabricantes de farinha, no brasil, são feitas com menos de 7% de proteína. Escrevi para algumas delas e ninguém deu resposta do motivo pelo qual não fabricam. Na primeira vez que fui na zona cerealista, até encontrei e comprei e em outras oportunidades andei muito por ela e ninguém tinha para venda.
    Existem diferenças de fazer os croissants com farinha comum ou tenho realmente que usar as com 14% de proteínas para obter uma massa bem folhada, coisa que ainda não consegui. As farinhas com essas porcentagens de proteínas tem a ver com as 0, 00, 000 ou 0000?

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