Falafel de Beterraba

22 de Jul, 2020Mari Pocci

Ingredientes:
400g de grão de bico cozido, lavado e escorrido
1 ½ xícaras de beterraba crua ralada
4 dentes de alho
1 ½ xícaras de salsa picada
2 colheres de chá de cominho moído
1/2 colher de chá de sal do Himalaia (mais a gosto)
1 colher de sopa de tahine
1 colher de sopa de suco de limão fresco
1-3 colheres de sopa de farinha sem glúten
1-3 colheres de sopa de azeite de abacate ou azeite de oliva

Os ingredientes você encontra na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista para Android e iOS. Entregamos em todo o Brasil.

Modo de Preparo:

Aqueça o forno a 180° C e forre uma assadeira com papel manteiga. Adicione o grão de bico à assadeira e asse por 10 a 12 minutos, ou até que esteja levemente seco. Reserve.

Rale a beterraba usando um ralador e transfira para uma tigela. Reserve.

Em um processador de alimentos, adicione alho e a salsa e pulse o suficiente para cortar em pedaços pequenos, não triturar!
Em seguida, adicione o grão de bico cozido, 1 ½ xícaras de beterraba ralada (conforme a receita original está escrita), cominho, sal, tahine e suco de limão e pulse por cerca de 15 a 30 segundos.

Cuidado para não misturar demais - a mistura não deve ser como um purê, apenas uma textura pegajosa o suficiente para formar o falafel. Se estiver muito úmido, você pode adicionar um pouco de farinha sem glúten (mas não achamos necessário). Se estiver muito seco, adicione mais tahine ou suco de limão.

Prove e ajuste os temperos conforme desejado, adicionando mais sal a gosto, cominho, ou limão por acidez (apenas tome cuidado para não adicionar muito limão pois o falafel ficará muito molhado).

Faça porções de 1 ½ colher de sopa de massa de falafel e use as mãos para transformá-las em rissóis de aproximadamente 1,2 cm de espessura. Como está escrito, a receita produz +/- 16 unidades de falafel pequeno ou 8-10 falafel maior.

Sirva!

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados