Como fazer Zahtar?

04 de Apr, 2022Mari Pocci

O Zahtar é uma especiaria muito popular na culinária árabe, incluindo Síria, Jordânia, Líbano, Palestina, Israel, Armêmia, Turquia, Líbia, Egito e Tunísia.

Trata-se de uma mistura de temperos altamente aromática e levemente apimentada. Zaatar é o termo árabe para tomilho, que é o ingrediente primário da mistura.

A combinação de sabor pungente também inclui sumagre moído e sementes de gergelim torrado.

E aí, vamos tentar fazer o seu próprio Zahtar?

Ingredientes:

2 colheres de sopa de sementes de gergelim branco descascado
1 colher de sopa de tomilho desidratado
1 colher de sopa de orégano
1 colher de sopa de cominho em pó
1/2 colher de chá de sal marinho
1 ½-2 colheres de sopa de sumagre
1-2 colheres de sopa de azeite

Os ingredientes você encontra na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista para Android e iOS. Entregamos em todo o Brasil.

Modo de Preparo:

Primeiramente vamos preparar as sementes de gergelim de maneira que fiquem torradas. Aqueça uma frigideira pequena em fogo baixo a médio. Adicione as sementes de gergelim torre-as por alguns minutos até dourar levemente, mexendo sempre.

Transfira as sementes de gergelim torradas para uma tigela pequena, juntamente com tomilho, orégano, cominho, sal marinho e sumagre. Use um pilão, liquidificador ou uma colher para bater bem a mistura. Adicione o azeite (opcional) próximo ao final e misture novamente para ficar bem homogêneo.

Prove e ajuste conforme necessário, adicionando mais cominho para leves notas de defumado, sal a gosto, sumagre para mais acidez, tomilho para notas florais, orégano para sabor amadeirado ou sementes de gergelim para mais textura.

Perfeito para marinar ou temperar, decorar molhos e saladas ou adicionar mais sabor a praticamente qualquer prato, especialmente aqueles inspirados no Oriente Médio ou no Mediterrâneo, incluindo hummus ou legumes assados.

Boa degustação ♥

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados