Dicas Nutricionais

Erva Doce e seus benefícios

A Foeniculum vulgarecomumente conhecida como erva-doce, é uma saborosa erva culinária e potencial planta medicinal (natural). Possui sabor suave semelhante ao alcaçuz. No entanto, o sabor das sementes é mais potente devido aos seus poderosos óleos essenciais. Além de seus muitos usos culinários, a erva doce oferece uma ampla gama de benefícios à saúde que vão desde os efeitos antioxidantes até efeitos antiinflamatórios.

Confira alguns benefícios da Erva Doce!

1. Altamente nutritivo

 A Erva Doce é uma boa fonte de vitamina C, vitamina importante para a saúde imunológica, reparação de tecidos e síntese de colágeno.

A vitamina C também atua como um potente antioxidante em seu corpo, protegendo contra danos celulares causados ​​por moléculas instáveis ​​chamadas radicais livres.

Contém também o mineral manganês , que é importante para a ativação enzimática, metabolismo, proteção celular, desenvolvimento ósseo, regulação do açúcar no sangue e cicatrização de feridas.

Além do manganês, a erva doce contêm outros minerais vitais para a saúde óssea, incluindo potássio, magnésio e cálcio.

2. Contém compostos vegetais poderosos

Talvez os benefícios mais impressionantes da erva-doce venham dos antioxidantes e potentes compostos vegetais que eles contêm.

Foi demonstrado que o óleo essencial da planta contém mais de 87 compostos voláteis, incluindo os antioxidantes polifenóis, ácido rosmarínico, ácido clorogênico, quercetina e apigenina (Fonte)

Os antioxidantes polifenóis são agentes antiinflamatórios potentes que têm efeitos poderosos na sua saúde.

Por fim, o composto vegetal limoneno ajuda a combater os radicais livres e demonstrou proteger as células de danos causados ​​por certas doenças crônicas.

3. Sementes de erva-doce podem inibir o apetite

As sementes de erva-doce podem não apenas adicionar profundidade e sabor às suas receitas, mas também ajudar a reduzir o apetite.

Um estudo com 9 mulheres saudáveis ​​demonstrou que aquelas que beberam 250 ml de chá feito com 2 gramas de sementes de erva-doce antes do almoço sentiram significativamente menos fome e consumiram menos calorias durante a refeição do que aquelas que beberam um chá placebo.

Anetol, um componente importante do óleo essencial de erva-doce, pode estar por trás das qualidades supressoras do apetite da planta.

4. Pode beneficiar a saúde do coração

A Erva doce pode beneficiar a saúde cardíaca de várias maneiras, já que são repletos de fibras – um nutriente que reduz certos fatores de risco de doenças cardíacas, por exemplo.

Uma porção de 1 xícara (87 gramas) de erva-doce contém 3 gramas de fibra – 11% do Valor de Referência Diário.

Dietas ricas em fibras têm sido associadas a um risco reduzido de doenças cardíacas. Uma revisão de 22 estudos associou uma maior ingestão de fibra alimentar a um menor risco de doenças cardíacas. Para cada 7 gramas adicionais de fibra consumida por dia, o risco de doenças cardíacas diminuiu 9%! (Fonte)

A erva-doce e suas sementes também contêm nutrientes como magnésio, potássio e cálcio, que desempenham papéis importantes para manter o coração saudável.

5.  Pode beneficiar mulheres que amamentam

Foi demonstrado que a erva-doce tem propriedades galactogênicas, o que significa que ajuda a aumentar a secreção de leite. A pesquisa sugere que substâncias específicas encontradas no anetol, como dianetol e fotoanetol, são responsáveis ​​pelos efeitos galactogênicos da planta.

A erva-doce pode aumentar a secreção de leite e os níveis sanguíneos de prolactina – um hormônio que sinaliza ao corpo para produzir leite materno (Fonte)

Onde encontrar?

Você encontra a erva doce a granel na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista disponível para Android e IOs. Enviamos para todo o Brasil!

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