Dicas Nutricionais

Eritritol: poucas calorias ou muita ilusão?

O edulcorante de baixas calorias, o eritritol, é bom demais para ser verdade! É natural, não causa efeitos colaterais e tem gosto quase igual ao do açúcar – sem as calorias – UAU!

Basicamente, ele tem todas as coisas boas do açúcar refinado, sem nenhum dos negativos, embora alguns veículos de mídia questionem seus benefícios. Para entender melhor, vamos esclarecer alguns fatos sobre o Eritritol.

O que é o Eritritol?

O eritritol pertence a uma classe de compostos chamados álcoois de açúcar. Muitos álcoois de açúcar diferentes são usados ​​por produtores de alimentos. Estes incluem xilitol, sorbitol e maltitol.

A maioria deles funciona como adoçante de baixas calorias em produtos sem açúcar ou com baixo teor de açúcar. A maioria dos álcoois de açúcar é encontrada em pequenas quantidades na natureza, especialmente em frutas e vegetais.

A maneira como essas moléculas são estruturadas dá a capacidade de estimular os receptores de sabor doce em sua língua.

Perfil nutricional do Eritritol

Para começar, ele contém muito menos calorias do que outros adoçantes ou açúcares:

  • Açúcar de mesa: 4 calorias por grama
  • Xilitol: 2,4 calorias por grama
  • Eritritol: 0,24 calorias por grama \o/

Com apenas 6% das calorias do açúcar, ainda contém 70% da doçura! Na produção em grande escala, o eritritol é criado quando um tipo de levedura fermenta a glicose do amido de milho ou trigo.

O uso do Eritritol é realmente seguro?

Segundo estudos, felizmente o eritritol demonstra ser muito seguro! Vários estudos sobre sua toxicidade e efeitos no metabolismo foram realizados. Apesar da alimentação a longo prazo com grandes quantidades de eritritol, nenhum efeito colateral grave foi detectado!

Há uma advertência importante para a maioria dos álcoois de açúcar – eles podem causar problemas digestivos. Comer grandes quantidades de álcool de açúcar pode causar inchaço e problemas digestivos.

No entanto, o eritritol é diferente dos outros álcoois de açúcar. A maior parte é absorvida pela corrente sanguínea antes de atingir o cólon. Ele circula no sangue por um tempo, até ser excretado inalterado na urina. Cerca de 90% do eritritol é excretado desta forma.

Resumo

Em geral, o eritritol é um excelente adoçante natural:

• Quase não contém calorias.
• Possui 70% da doçura do açúcar.
• Não aumenta o açúcar no sangue ou os níveis de insulina.
• Estudos em humanos mostram poucos efeitos colaterais, principalmente problemas digestivos menores em algumas pessoas.
• Estudos nos quais os animais são alimentados com grandes quantidades por longos períodos de tempo não mostram efeitos adversos.

Onde encontrar?

Você encontra o Eritritol na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista disponível para Android e IOs. Enviamos para todo o Brasil!

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *