Dicas Nutricionais

Entrevista!

Passado, presente e futuro do Zona Cerealista Online

No momento em que a empresa completa cinco anos de vida, batemos um papo com o sócio-diretor Alex Zago sobre a trajetória de sucesso e, é claro, alimentação saudável

Comprar alimentos a preços promocionais nas ruas da Zona Cerealista em São Paulo já pode ser considerado um símbolo e, até mesmo, um programa turístico, como um passeio no Mercadão Municipal ou compras na 25 de Março.

Fazer isso de vez em quando, acompanhando amigos e familiares, é um lazer interessante. No entanto, quando você precisa visitar o local com maior frequência, mensal ou semanalmente, começa a pensar em obstáculos como: o trânsito, o grande número de pessoas nas ruas e as dificuldades de transporte e estacionamento. Nesse ponto, a Zona Cerealista Online é mais rápida, segura e confortável.

No momento em que a empresa completa cinco anos em operação, com a marca de 100 mil clientes conquistados, a equipe do Zona Cerealista Online decidiu contar um pouco mais da história do e-commerce de alimentação saudável.

Para falar sobre tendências, o dia a dia e o futuro do negócio, conversamos com o sócio-diretor, Alex Zago, 37 anos. Paulistano da Zona Norte, o empreendedor criou o Zona Cerealista Online ao lado de seu sócio Rony Zago, 43 anos. Confira!

 

Como vocês começaram o Zona Cerealista Online?

Alex Zago – Eu sempre trabalhei na área de tecnologia e, a partir daí, pensar em um e-commerce foi um caminho natural. Por outro lado, também sempre me interessei por alimentação saudável. Brinco que me considero um “pseudo-nutricionista”, já que sempre procurei muito a ajuda desses profissionais.

 

Lá atrás, vocês imaginavam que a proposta seria um sucesso nesse segmento?

Tenho formação em Administração de Empresas e, por isso, antes de iniciarmos fizemos o dever de casa: uma análise de perfil e até uma pesquisa de mercado. Sabia que tinha muita chance de dar certo, mas a sensação era de incerteza. Tanto que, no início, empreendemos em paralelo com nossos outros trabalhos.

Você me disse que, em seu segundo ano, o Zona Cerealista Online passou a ter altas taxas de crescimento, que indicavam uma consolidação tanto de sistemas quanto de processos. Você acredita que o amadurecimento do e-commerce no Brasil colaborou para esse avanço?

Nos primeiros anos, tínhamos a preocupação com a credibilidade. O pensamento era “será que o cliente vai confiar na nossa empresa e fazer a compra online?”. O mercado se auto-ajustou nesse tempo todo, surgiram soluções de pagamento mais modernas e seguras. Felizmente, nos dias de hoje, esse tipo de insegurança nem passa mais pela nossa cabeça.

É possível afirmar que: as pessoas estão procurando se alimentar melhor e, cada vez mais, querem saber como comprar comida saudável pela internet?

Penso que a sociedade como um todo está pensando em uma alimentação mais consciente. A mídia, as redes sociais e as conversas entre amigos falam bastante desse tema.

Noto que há duas grandes vertentes em crescimento: as pessoas que buscam o Zona Cerealista Online por motivos fitness e estéticos; outro movimento é o de consumidores que querem saber exatamente o que estão ingerindo e que esse alimento não agrida à natureza ou o planeta.

Pensando nesses públicos, nossa equipe responde diariamente a muitas dúvidas sobre a composição e origem de todos os produtos.

 

Quais as novidades do Zona Cerealista Online mais procuradas no momento?

Atualmente são os adoçantes “hi-tech”, considerados naturais, com baixo índice calórico: o Xylitol e o Eritritol.

Estão em alta, também, acompanhando a tendência das Panc, sigla para plantas alimentícias não convencionais, produtos como a Moringa Oleífera.

É sempre bem procurado o nosso Mix de Frutas Oleaginosas, que é muito elogiado por sua qualidade e por não conter nenhum tipo de frutas secas misturadas.

 

Sempre há muitos produtos do site em promoção, com o preço antigo riscado e uma oferta logo abaixo, não é mesmo?

Nesses anos todos, melhoramos nosso processo de compra, passando a adquirir direto do produtor, ou seja, quando eliminamos intermediários conseguimos um preço mais baixo. Na maioria dos casos, isso tem a ver com comprar melhor.

 

Há também elogios sobre a embalagem dos produtos a granel…

É verdade, esse é um ponto interessante a ressaltar sobre o Zona Cerealista Online. Muitos clientes já têm conhecimento e valorizam o fato de, por ser exclusivamente um e-commerce, a manipulação de nossos produtos ser um processo totalmente industrial.

Temos áreas 100% dedicadas para a manipulação dos alimentos e uma equipe direta de 35 colaboradores e, todos os que lidam com os alimentos trabalham utilizando tocas e máscaras, atendendo às normas de higiene e segurança – não há riscos relacionados ao excesso de exposição dos alimentos à fumaça do trânsito ou mesmo as mãos de clientes desavisados, por exemplo.

 

E o futuro do Zona Cerealista Online? O que os clientes podem esperar para os próximos anos?

Nosso foco é a alimentação saudável e a distribuição. Hoje, um cliente em São Paulo pode comprar seu produto e ter a entrega em dois dias úteis – muitas vezes, entregamos até antes. Agora, apesar de nosso alcance ser nacional, um cliente no Acre, por exemplo, já tem custo e prazo maiores – apesar que, muitos afirmam que, ainda assim, compensa comprar no nosso site!

No entanto, uma meta para o futuro seria investir em um centro de distribuição, que vai otimizar essa entrega, para que nossos clientes de todo o Brasil tenham os produtos Zona Cerealista Online de formas mais rápida e econômica.

 

Palavras do sócio-diretor!

Confira as novidades citadas nessa entrevista e receba, no conforto do seu lar, uma infinidade de outros produtos naturais em promoção na loja virtual da Zona Cerealista Online.

3 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *