Elimine o sal refinado da sua cozinha

Você está procurando maneiras de consumir menos sal, mas não quer sacrificar o sabor da sua comida?

O sal não é necessariamente ruim para você. A verdade é que o sódio, em quantidade ideal, é necessário para manter uma boa saúde.

Em poucas palavras, o sal controla o equilíbrio de fluídos do corpo, a pressão sanguínea e o funcionamento dos nervos e músculos.

O problema com o sal tem a ver com o consumo exagerado e também com o excesso de refino, ou seja, o ultra processamento e a consequente remoção de todos os nutrientes. Este é o tipo de sal que mais contribui para a alta na hipertensão arterial, ganho de peso, doenças cardíacas e outros problemas de saúde.

Tipos de Sal ou Alternativas saudáveis ao Sal Refinado

Sal Integral (Sal Marinho): obtido através da evaporação da água do mar, não passa pelo processo industrial de refinamento do popular sal refinado!

Sal do Himalaia (Sal Rosa): contém até 84 minerais em sua composição!

Sal de Ervas: Uma estratégia que vem sendo recomendada por nutricionistas para reduzir o consumo de sódio é a substituição do sal refinado por sal com ervas e especiarias 

Flor de Sal:  é fonte natural de ferro, zinco, magnésio, iodo, flúor, sódio, cálcio, potássio e cobre, pois não sofre nenhum processamento ou refinação.

Gersal: dá um leve toque de sabor do gergelim, além de ser rico em cálcio, ferro, proteínas e fibras.

Sal Negro: Sua cor incomum vem da presença de pequenas partículas de ferro e outros minerais.

Sal cinza: O sal cinza é extraído das salinas de Guérande, no norte da França, onde o sal é formado pela ação do mar, sol e vento.Ótima opção para temperar carnes, pois a sua umidade facilita a penetração do sabor.

Experimente fazer essas substituições e nos conte a sua experiência! Certamente você notará grandes melhoras na sua saúde ♥

1 Comentário

  1. Parabéns pelo excelente blog: conteúdo, aparência, utilidade, etc.
    Mais uma vez a Natureza nos mostra que o excesso de industrialização dos alimentos só serve para diminuir seus nutrientes e para aumentar os efeitos nocivos desses pseudo alimentos…

Deixe um Comentário