Dicas preciosas para armazenar e cozinhar suas leguminosas

As leguminosas (feijões, ervilhas, lentilhas, grão-de-bico, soja, etc) são saborosas, saudáveis e podem ser armazenadas lindamente!

De fato, você pode usar as leguminosas secas por um ano ou mais, basta aprender a armazená-las adequadamente!

As leguminosas secas já são muito mais baratas que as enlatadas, mas você também pode economizar ainda mais comprando-as a granel.

Siga estas dicas para armazenar suas leguminosas secas em sua despensa!

Armazenando as Leguminosas

1) Escolha as leguminosas e remova as mais feinhas 🙂

2) Transfira suas leguminosas secas para um recipiente preferencialmente de vidro com uma tampa hermética. Isso é feito porque, se você deixá-las na embalagem plástica original, elas tenderão a sofrer mais rapidamente os efeitos do tempo.

3) Coloque o recipiente em local fresco e seco, longe da luz solar!

Para melhores resultados, use suas leguminosas dentro de um ano. Eles ainda podem ser consumidas com segurança após um ano, mas ressecam com o tempo e podem levar mais tempo para cozinhar.

Cozinhando as Leguminosas

Se você nunca cozinhou leguminosas antes, é tão fácil quanto armazená-las! Você pode deixá-las de remolho por algumas horas ou preferencialmente durante a noite.

Descarte a água e lave-as. Depois deixe-as ferver até ficarem macias (30 minutos a duas horas, dependendo da leguminosa e do quão fresca ela está).

Se suas leguminosas estiverem na despensa há algum tempo, recomenda-se adicionar 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio à panela para cada 100g de leguminosa quando você os cozinhar. Isso ajudará a amolecê-las!

Por conveniência, cozinhe as leguminosas secas em grandes lotes, divida-as em frascos pequenos e guarde-as no congelador 😉

Sempre que precisar de uma porção de leguminosas, retire o frasco do congelador e descongele geladeira durante a noite. Evite usar o forno microondas para descongelar!

Onde comprar leguminosas secas?

A dica é a loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista para Android e iOS. Lá você encontra tanto opções a granel quanto orgânicas!

Deixe um Comentário