Damasco: 5 motivos para consumir diariamente

06 de Aug, 2021Mari Pocci

Redondas e amarelas, parecem uma versão menor de um pêssego, mas compartilham a acidez das ameixas roxas. Os Damascos são extremamente nutritivos e têm muitos benefícios para a saúde, como melhora na digestão e saúde ocular.

Quais são os benefícios do damasco?

Os damascos são muito nutritivos e contêm muitas vitaminas e minerais essenciais. Apenas 2 damascos (70 gramas) fornecem:

• Calorias: 34Kcal
• Carboidratos: 8 gramas
• Proteína: 1 grama
• Gordura: 0,27 gramas
• Fibra: 1,5 gramas
• Vitamina A: 8% do valor diário
• Vitamina C: 8% do VD
• Vitamina E: 4% do VD
• Potássio: 4% do VD

Além disso, esta fruta é uma excelente fonte de beta-caroteno, luteína e zeaxantina, todos são antioxidantes potentes que ajudam a combater os radicais livres em seu corpo.

Para que serve o damasco?

Os damascos são ricos em um grupo de polifenóis antioxidantes chamados flavonóides, que mostraram proteger contra diversas doenças. Os principais flavonóides do damasco são os ácidos clorogênicos, as catequinas e a quercetina. Esses compostos atuam para neutralizar os radicais livres, que são compostos prejudiciais que danificam as células e causam estresse oxidativo. O estresse oxidativo está ligado à obesidade e a muitas doenças crônicas.

Em um estudo com 2.375 pessoas, os pesquisadores desenvolveram um sistema de pontuação para medir as mudanças nos níveis de marcadores inflamatórios.

Eles descobriram que a alta ingestão de flavonóides e antocianinas estava associada a uma pontuação de inflamação 42% e 73% menor , respectivamente. A alta ingestão de flavonóides também foi associada a uma pontuação de estresse oxidativo 56% menor.

O Damasco pode melhorar a saúde da pele?

As vitaminas C e E, ambas encontradas nesta fruta, podem ajudar sua pele. Em particular, a vitamina C protege contra os danos UV e poluentes ambientais, neutralizando os radicais livres. Além disso, essa vitamina ajuda a construir o colágeno, o que dá força e elasticidade à pele. Comer uma dieta rica em vitamina C pode ajudar sua pele a se curar dos danos UV e prevenir rugas!

O beta-caroteno, outro nutriente de damasco, pode proteger contra queimaduras solares. Em um estudo de 10 semanas, a suplementação com beta-caroteno reduziu o risco de queimaduras solares em 20%!

O Damasco é rico em potássio?

Sim, os damascos são ricos em potássio , um mineral que também funciona como eletrólito. Em seu corpo, é responsável por enviar sinais nervosos e regular as contrações musculares e o equilíbrio de fluidos. Dois damascos (70 gramas) fornecem 181 mg desse mineral, que é 4% do VD. Como o potássio atua junto com o sódio para manter o equilíbrio de fluidos, a ingestão adequada pode ajudar a prevenir o inchaço e manter a pressão arterial saudável.

Quantos damascos posso comer por dia?

Os damascos são um lanche rápido e delicioso ou uma adição fácil à sua refeição favorita. Você pode adicioná-los à sua dieta de várias maneiras, incluindo:

• Misturado à sua granola
• Como um lanche
• Fatiado e adicionado ao iogurte ou salada
• Usado em compotas ou conservas
• Adicionado a sobremesas como tortas, bolos e doces

Consulte sua nutricionista para entender quantas unidades de damasco você pode consumir por dia como parte do seu plano alimentar de ingestão calórica diária.

Onde encontrar?

Você encontra damascos a granel na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista disponível para Android e IOs. Enviamos para todo o Brasil!

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados