Conhecendo melhor: Whey Protein

O leite é feito de duas proteínas, caseína e soro de leite (Whey Protein). A proteína de soro de leite pode ser separada da caseína no leite ou formada como subproduto da fabricação de queijos. 

A proteína de soro de leite é considerada uma proteína completa, pois contém todos os 9 aminoácidos essenciais e baixo teor de lactose.

Existem muitos benefícios associados ao consumo de proteína de soro de leite, e os pesquisadores estão constantemente descobrindo novas propriedades terapêuticas possíveis. 

Aqui, explicamos quais podem ser os benefícios e analisamos alguns dos efeitos colaterais e riscos potenciais no consumo inadequado.

Quais os tipos de Whey Protein?

Existem três tipos principais de proteína de soro de leite; concentrado de proteína de soro de leite (WPC), isolado de proteína de soro de leite (WPI) e hidrolisado de proteína de soro de leite (WPH).

Vejamos cada um deles por vez:

  • Whey protein concentrado – WPC contém baixos níveis de gordura e baixos níveis de carboidratos . A porcentagem de proteína no WPC depende de quão concentrada é. Os concentrados de extremidade inferior tendem a ter 30% de proteína e a extremidade superior de até 90%.
  • Isolado de proteína de soro de leite – os WPIs são processados ​​para remover toda a gordura e lactose. WPI é geralmente pelo menos 90% de proteína.
  • Hidrolisado de proteína de soro de leite – WPH é considerado a forma “pré-digerida” de proteína de soro de leite, uma vez que já foi submetida a hidrólise parcial – um processo necessário para o organismo absorver proteínas. O WPH não requer tanta digestão quanto as outras duas formas de proteína de soro de leite.

Além disso, o WPH é comumente usado em suplementos médicos de proteínas e fórmulas para bebês, devido à sua digestibilidade aprimorada e ao potencial alérgico reduzido.

Construção muscular e perda de peso

A suplementação de proteína de soro de leite juntamente com o exercício pode ajudar a melhorar a síntese de proteína muscular e promover o crescimento da massa de tecido magro.

Um estudo publicado no International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism concluiu que “a suplementação de proteína de soro de leite durante o treinamento de resistência oferece algum benefício em comparação ao treinamento de resistência sozinho”. 

Além disso, “homens que suplementaram com proteína de soro de leite tiveram um ganho relativo maior na massa de tecido magro”.

Ganhos de força muito melhores estão associados à suplementação de soro de leite isolado em comparação com caseína.

Isso foi demonstrado em outro estudo publicado no International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism , que concluiu que “em dois grupos de isolados de soro de leite machos treinados em resistência combinados proporcionaram ganhos significativamente maiores de força, massa corporal magra e diminuição de gordura. massa comparada à suplementação com caseína durante um intenso programa de treinamento de resistência de 10 semanas.”

Onde encontrar?

Se você está buscando por Whey Protein de alta qualidade e segurança no consumo, acesse a nossa loja virtual www.zonacerealista.com.br ou se preferir baixe o nosso aplicativo e conheça a enorme variedade de Whey Proteins!

Deixe um Comentário