Dicas Nutricionais

Como cozinhar Painço?

Rico em ferro, vitaminas B e cálcio, o painço tem um sabor suave semelhante ao milho e é naturalmente sem glúten. São pequenos grãos amarelos que têm textura realmente adorável e leve. São cozidos relativamente rápido devido ao seu tamanho pequeno e são incrivelmente versáteis em pratos que vão do café da manhã ao jantar.

Vamos aprender a cozinhá-lo?

Ingredientes:
1 xícara de painço descascado cru
2 xícaras de água
sal do Himalaia a gosto
1 colher de sopa de óleo de abacate (opcional)
1 colher de sopa de manteiga vegana

Os ingredientes você encontra na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista disponível para Android e IOs. Enviamos para todo o Brasil!

Modo de preparo:

Leve a água para ferver.

Em uma outra panela grande doure o painço cru em fogo médio no óleo de abacate por 4-5 minutos até os grãos fiquem perfumados e levemente dourados. Tenha cuidado para não deixá-los queimar.

Depois de ferver, adicione a água no painço e mexa bem. Adicione o sal, mexa bem o painço. Aumente o fogo para alto e leve a mistura para ferver.

Diminua o fogo para baixo, coloque a manteiga, mexa e tampe a panela. Cozinhe até que os grãos absorvam a maior parte da água (eles continuarão absorvendo enquanto descansam), cerca de 15 minutos. 

Como a maioria dos grãos, o painço precisa de um pouco de tempo fora do fogo para absorver totalmente o líquido. Deixe descansar, coberto e fora do fogo, por 10 minutos.

Depois que o painço assentar, afofe-o com um garfo. Prove e adicione mais sal, se desejar. 

Sirva ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *