Dicas Nutricionais

Coenzima Q10: O Suplemento do Momento

A coenzima Q10, também conhecida como CoQ10, é um composto que ajuda a gerar energia nas células. Seu corpo produz CoQ10 naturalmente, mas sua produção tende a diminuir com a idade. Felizmente, você também pode obter CoQ10 por meio de suplementos ou alimentos!

Condições de saúde têm sido associadas a baixos níveis de CoQ10. Não está claro se os baixos níveis de CoQ10 causam algumas doenças ou são resultado delas. Mas uma coisa é certa: muitas pesquisas revelaram a ampla gama de benefícios à saúde da CoQ10!

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre CoQ10.

O que é o CoQ10?

CoQ10 é um composto feito por seu corpo e armazenado na mitocôndria de suas células. As mitocôndrias são responsáveis ​​pela produção de energia. Eles também protegem as células de danos oxidativos e bactérias ou vírus causadores de doenças.

A produção de CoQ10 diminui à medida que você envelhece. Assim, os idosos parecem ter deficiência desse composto.

Algumas outras causas de deficiência de CoQ10 incluem:

• Deficiências nutricionais, como deficiência de vitamina B6
• Defeitos genéticos na síntese ou utilização de CoQ10
• Aumento da demanda por tecidos como consequência de doenças
• Doenças mitocondriais
• Estresse oxidativo devido ao envelhecimento
• Efeitos colaterais dos tratamentos com estatinas

Uma pesquisa mostrou que a CoQ10 desempenha várias funções importantes em seu corpo. Uma de suas funções principais é ajudar a gerar energia em suas células. Está envolvido na produção de trifosfato de adenosina (ATP), que está envolvido na transferência de energia dentro das células. Seu outro papel crucial é servir como um antioxidante e proteger as células do dano oxidativo.

Quantidades excessivas de radicais livres levam a danos oxidativos, que podem interferir no funcionamento normal das células. Isso é conhecido por causar muitos problemas de saúde.

Dado que o ATP é usado para realizar todas as funções do corpo e o dano oxidativo é destrutivo para as células, não é surpreendente que algumas doenças crônicas tenham sido associadas a baixos níveis de CoQ10.

A CoQ10 está presente em todas as células do seu corpo. No entanto, as concentrações mais altas são encontradas em órgãos com maiores demandas de energia, como o coração, rins, pulmões e fígado.

A seguir está uma lista dos 5 principais benefícios da CoQ10.

• Pode ajudar a manter sua pele jovem

O uso de CoQ10 pode ajudar a reduzir os danos de agentes internos e externos, aumentando a produção de energia nas células da pele e promovendo proteção antioxidante.

• Pode ajudar a reduzir inflamações que causam dores de cabeça

A função mitocondrial anormal pode levar a um aumento da absorção de cálcio pelas células, à produção excessiva de radicais livres e à diminuição da proteção antioxidante. Isso pode resultar em baixa energia nas células cerebrais e até mesmo em enxaquecas. Uma vez que CoQ10 vive principalmente nas mitocôndrias das células, demonstrou melhorar a função mitocondrial e ajudar a diminuir a inflamação que pode ocorrer durante as enxaquecas.

• Pode ajudar no desempenho do exercício

O estresse oxidativo pode afetar a função muscular e, portanto, o desempenho do exercício. A CoQ10 pode ajudar no desempenho do exercício, diminuindo o estresse oxidativo nas células e melhorando as funções mitocondriais.

• É bom para o cérebro

Infelizmente o cérebro é muito suscetível a danos oxidativos devido ao seu alto teor de ácidos graxos e sua alta demanda por oxigênio. Este dano oxidativo aumenta a produção de compostos prejudiciais que podem afetar a memória, a cognição e as funções físicas. A CoQ10 pode reduzir esses compostos prejudiciais, possivelmente retardando a progressão de algumas doenças cerebrais.

• Pode ajudar a proteger os pulmões

De todos os seus órgãos, os pulmões são os que têm mais contato com o oxigênio. Isso os torna muito suscetíveis a danos oxidativos.

O aumento do dano oxidativo nos pulmões e a proteção antioxidante pobre, incluindo baixos níveis de CoQ10, podem resultar em doenças pulmonares.

É muito importante consultar um médico ou nutricionista para avaliação de seu quadro clínico particular, indicação de dosagem e frequência de uso do produto ok?

Onde encontrar?

Você encontra na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista disponível para Android e IOs. Enviamos para todo o Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *