Dicas Nutricionais

Castanha do Pará: boa para o cérebro e o coração

A Castanha do Pará, ou também conhecida como Castanha do Brasil,  é altamente nutritiva e uma das fontes dietéticas mais concentradas de selênio, um oligoelemento vital para o bom funcionamento do seu corpo. É também essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico e o crescimento celular.

Uma porção de 28g de Castanha do Brasil contém os seguintes nutrientes

• Calorias: 187
• Proteína: 4,1 gramas
• Gordura: 19 gramas
• Carboidratos : 3,3 gramas
• Fibra : 2,1 gramas
• Selênio : 988% da ingestão diária de referência (RDI)
• Cobre : 55% do RDI
• Magnésio : 33% do
• Fósforo : 30% do RDI
• Manganês : 17% do RDI
• Zinco : 10,5% do RDI
• Tiamina: 16% do RDI
• Vitamina E: 11% do RDI

Dadas essas informações, vemos claramente a Castanha do Brasil como um potencial alimento a ser consumido no intuito de obter nutrientes, em uma dieta saudável.

A Castanha do Pará e a saúde cerebral

A castanha do Brasil contém ácido elágico e selênio, os quais podem beneficiar o cérebro.

O ácido elágico é um tipo de polifenol da castanha do Brasil. Possui propriedades antioxidantes e antiinflamatórias que podem ter efeitos protetores e que causam também sensações de felicidade, ajudando a inibir sintomas de ansiedade e tristeza, por exemplo.

O selênio contido na Castanha do Brasil também pode desempenhar um papel na saúde do cérebro, agindo como um antioxidante.

Em um estudo, adultos mais velhos com deficiência mental comeram uma castanha do Brasil por dia durante seis meses. Além de experimentar níveis aumentados de selênio, eles mostraram fluência verbal e função mental melhoradas. (Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25567069)

Níveis baixos de selênio também estão associados a doenças neurodegenerativas.

Além do mais, algumas pesquisas sugerem que a suplementação com selênio pode ajudar a mediar o mau humor, que está significativamente associado à ingestão inadequada de selênio.

A Castanha do Pará é benéfica para o coração

A castanha do Brasil contém ácidos graxos saudáveis ​​para o coração, como as gorduras poliinsaturadas , e são ricas em antioxidantes, minerais e fibras, todos os quais podem ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas.

Um estudo em 10 adultos saudáveis ​​investigou os efeitos de comer castanhas do Brasil nos níveis de colesterol. Ele deu a eles 5, 20 ou 50 gramas de castanha do Brasil ou um placebo.

Após 9 horas, o grupo que recebeu uma porção de 20 ou 50 gramas tinha níveis mais baixos de colesterol LDL (mau) e níveis mais altos de colesterol HDL (bom), em comparação com os grupos que receberam doses mais baixas. (Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23840948)

Além disso, um estudo de 16 semanas em adolescentes obesos observou que comer 15-25 gramas de castanha do Brasil por dia melhorou a função dos vasos sanguíneos e reduziu o colesterol LDL e os níveis de triglicerídeos. (Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21619692)

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