Quais são os benefícios do carvão ativado?

20 de May, 2019Zona Cerealista

O carvão ativado é um pó preto, fino e inodoro, usado com frequência em salas de emergência para tratar overdoses. Mas para que serve o carvão ativado? Suas propriedades de absorção de toxina têm uma ampla gama de usos medicinais e cosméticos, embora nenhum seja cientificamente comprovado. Superaquecimento de fontes naturais de carbono, como a madeira, produz carvão ativado. O pó preto impede que as toxinas sejam absorvidas no estômago ligando-se a elas. O corpo é incapaz de absorver carvão, e assim as toxinas que se ligam ao carvão deixam o corpo nas fezes.

O que é carvão ativado?

A fabricação de carvão ativado envolve o aquecimento de materiais ricos em carbono, como madeira, turfa, casca de coco ou serragem, a temperaturas muito altas. Esse processo de "ativação" retira o carvão das moléculas previamente absorvidas e libera os locais de ligação novamente. Este processo também reduz o tamanho dos poros no carvão e faz mais buracos em cada molécula, aumentando, portanto, a área total da superfície. Como resultado, uma colher de chá cheia de carvão ativado tem mais área de superfície do que um campo de futebol!

Saúde renal

Carvão ativado pode ser capaz de auxiliar a função renal, filtrando toxinas e drogas não digeridas. O carvão ativado parece ser especialmente eficaz na remoção de toxinas derivadas da uréia, o principal subproduto da digestão de proteínas. Mais pesquisas são necessárias, mas alguns estudos em animais mostram que o carvão ativado pode ajudar a melhorar a função renal e reduzir o dano gastrointestinal e inflamação em pessoas com doença renal crônica. Um estudo de 2014 avaliou ratos com doença renal crônica induzida recebendo 4 gramas (g) por quilo por dia de uma preparação oral de carvão ativado. Os pesquisadores descobriram que os animais tiveram reduções significativas na inflamação intestinal e nos danos. Em outro estudo de 2014, ratos com insuficiência renal crônica induzida foram alimentados com misturas contendo 20 por cento de carvão ativado, e também apresentaram melhora da função renal e uma taxa reduzida de inflamação e dano nos rins.

Gases intestinais

Acredita-se que o pó de carvão ativado pode atuar sobre os gases intestinal, embora os pesquisadores ainda não entendam como. Líquidos e gases aprisionados no intestino podem atravessar facilmente os milhões de minúsculos buracos no carvão ativado, e esse processo pode neutralizá-los. Em um estudo de 2012, uma pequena amostra de pessoas com histórico de excesso de gases em seus intestinos tomou 448 miligramas (mg) de carvão ativado três vezes ao dia por dois dias antes de fazer exames de ultrassonografia intestinal. Eles também tomaram outros 672 mg na manhã do exame. O estudo mostrou que os médicos tinham mais condições de ver certas partes de alguns dos órgãos que pretendiam identificar com o ultra-som, pois os gases intestinais os teriam obscurecido antes do tratamento. Além disso, cerca de 34% dos participantes que receberam o carvão ativado para reduzir os gases apresentaram melhoras sintomas. Em um estudo de 2017, pessoas que tomaram 45 mg de simeticona e 140 mg de carvão ativado três vezes ao dia por 10 dias, todos relataram uma redução significativa na dor abdominal e sem efeitos colaterais. A pesquisa ainda é limitada, mas um painel da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) relata que há evidências suficientes para apoiar o uso de carvão ativado para reduzir o acúmulo excessivo de gases. Não há nenhuma maneira definida de usar carvão ativado para gases intestinal, mas a EFSA recomenda tomar pelo menos 1 g a 30 minutos antes e depois de cada refeição.

Filtração de água

As pessoas há muito tempo usam o carvão ativado como um filtro de água natural. Assim como acontece nos intestinos e no estômago, o carvão ativado pode interagir e absorver uma série de toxinas, drogas, vírus, bactérias, fungos e substâncias químicas encontradas na água. Em ambientes comerciais, como centros de gerenciamento de resíduos, os operadores geralmente usam grânulos de carvão ativado para uma parte do processo de filtragem. Dezenas de produtos de filtragem de água também são projetados para uso doméstico, usando cartuchos de carbono para purificar a água de toxinas e impurezas. Um estudo de 2015 descobriu que os sistemas de filtragem de água que usavam carbono retiravam até 100% do flúor em 32 amostras de água não filtrada após 6 meses de instalação.

Diarréia

Dada a sua utilização como absorvente gastrointestinal em overdoses e envenenamentos, conclui-se que algumas pessoas poderiam usar carvão ativado como tratamento para a diarreia. Em uma revisão de 2017 de estudos recentes sobre o uso de carvão ativado para diarréia, os pesquisadores concluíram que ele pode ser capaz de evitar bactérias e drogas que podem causar diarréia de ser absorvido pelo corpo, prendendo-os em sua superfície porosa e texturizada. Embora observando como um tratamento adequado para a diarréia, os pesquisadores também apontaram que o carvão ativado teve poucos efeitos colaterais, especialmente em comparação com medicamentos antidiarreicos comuns.

Cartão Ativado para os Dentes

Dezenas de produtos branqueadores de dentes contêm carvão ativado. Muitos produtos de saúde bucal que contêm carvão ativado alegam ter vários benefícios, como antiviral, antibacteriano, antifúngico, desintoxicante. As propriedades de absorção de toxinas de carvão ativado podem ser importantes aqui, mas não há pesquisas significativas para apoiar seu uso para o clareamento dental ou a saúde bucal. Em uma revisão de 2017, os pesquisadores concluíram que não havia dados laboratoriais ou clínicos suficientes para determinar a segurança ou eficácia do carvão ativado no clareamento dental ou na saúde bucal.

Cuidados com a pele

Pesquisadores relataram que o carvão ativado pode ajudar a extrair micropartículas, como sujeira, poeira, produtos químicos, toxinas e bactérias, para a superfície da pele, para facilitar sua remoção.

Além disso, desodorantes de carvão ativado estão disponíveis. O carvão vegetal pode absorver odores e gases nocivos, tornando-o ideal como um desodorante para as axilas, sapatos e geladeira. Também é relatado que o carvão ativado é capaz de absorver o excesso de umidade e controlar os níveis de umidade em um nível micro.

Infecção da pele

Em todo o mundo, muitos praticantes de medicina tradicional usam pó de carvão ativado feito de cascas de coco para tratar condições de tecidos moles, como infecções de pele. O carvão ativado pode ter um efeito antibacteriano ao absorver micróbios nocivos de feridas. Vários estão disponíveis comercialmente.

Riscos e Conclusões

Até o momento, não houve reações adversas observadas com carvão ativado em nenhuma das suas diversas formas. No entanto, as pessoas que tomam medicamentos devem conversar com um médico antes de tomar produtos de carvão ativado por via oral, uma vez que podem interferir na absorção de seus medicamentos.

Regulamentação no Brasil

O Carvão Vegetal Ativado é um Aditivo Alimentar regulado pela ANVISA pela RDC 27/2010, sendo classificado pelo INS 153. Trata-se de um ingrediente largamente utilizado pela indústria alimentícia brasileira em inúmeras aplicações.

Carvão Ativado: Onde Comprar?

Na loja virtual da Zona Cerealista Online você encontra o carvão vegetal ativado em pó, além do sabonete e da pasta de dente com cartão ativado! Acesse e confira www.zonacerealista.com.br

Veja mais

Comentários (1)

  • Receber informações sobre o carvão ativado, no organismo

    Bayard Muller

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados