Dicas Nutricionais

Cardamomo: uma das especiarias mais finas e benéficas à saúde!

O cardamomo é uma especiaria com um sabor intenso e levemente adocicado. A semente de cardamomo moída é considerada a especiaria mais sofisticada depois do açafrão e da baunilha! Era uma das especiarias que os Europeus importavam da Índia na Idade Média!

Acredita-se que as sementes, óleos e extratos de cardamomo tenham propriedades medicinais impressionantes e têm sido usados ​​na medicina natural há séculos!

Em um estudo, os pesquisadores deram três gramas de pó de cardamomo por dia a 20 adultos recém-diagnosticados com pressão alta. Após 12 semanas, os níveis de pressão arterial diminuíram significativamente para a faixa norma. Os resultados promissores deste estudo podem estar relacionados aos altos níveis de antioxidantes no cardamomo já que os antioxidantes têm sido associados à redução da pressão arterial. Estes mesmos antioxidantes encontrados em abundância no cardamomo, protegem as células de danos e impedem a ocorrência de inflamações.

Outro estudo sugeriu que o cardamomo pode auxiliar no alívio de desconfortos estomacais, proporcionando alívio e sendo um bom aliado na prevenção de dores no estômago.

O uso de cardamomo para tratar o mau hálito e melhorar a saúde bucal é um hábito milenar. Em algumas culturas, é comum refrescar o hálito comendo vagens inteiras de cardamomo após uma refeição 

Na cozinha indiana é usado no tempero de arroz, sopas, pickles, pães, biscoitos, bolos, cremes, ou seja, quase tudo! Mas não há limites para uso do cardamomo. Nos países árabes é comum acrescentá-lo ao café. No Brasil, muitos utilizam para dar um sabor especial ao tradicional brigadeiro!

Onde encontrar?

Você encontra o cardamomo a granel na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista para Android e iPhone. Enviamos para todo o Brasil!

#cardamomo #temperos #especiarias #zonacerealista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *