Dicas Nutricionais

Bolinho de Amaranto e Abobrinha

Ingredientes:
2 xícaras de amaranto cozido
2 xícaras de abobrinha ralada (+/- 2 abobrinhas pequenas)
2 colheres de sopa óleo de coco e um pouco mais para cozinhar
1/2 xícara de cebola em cubos finos
4 dentes de alho picados
1 pitada de sal do Himalaia Fino e pimenta preta em pó
2 xícaras de verduras picadas (espinafre fica bem delicioso!)
1/3 xícara de farinha de grão de bico + 1/4 xícara de água
1/4 de xícara de cebolinha fresca picada
1/2 xícara de farinha sem glúten (talvez você precise de um pouco mais)

Os ingredientes você encontra na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista para Android e iOS. Entregamos em todo o Brasil.

Modo de Preparo:

Cozinhe o amaranto e reserve.

Desfie a abobrinha usando o lado mais grosso do ralador. Em seguida, transfira para uma toalha de papel e esprema o excesso de umidade. Reserve.

Aqueça uma panela grande em fogo médio. Depois de quente, adicione óleo de coco, cebola e alho. Tempere com uma pitada de sal e pimenta. Refogue por 3-4 minutos, mexendo sempre, ou até a cebola ficar macia e perfumada. Adicione a abobrinha e refogue por mais 2 minutos. Por fim, adicione as verduras picadas e mexa levemente até murchar. Reserve.

Prepare os “ovos” de grão de bico, combinando a farinha e a água em uma tigela pequena. Mexa até que forme uma pasta que fica levemente “escorrendo”. Ajuste a textura conforme necessário – lembre-se que a textura lembra a do ovo de galinha. Reserve.

Em uma tigela grande adicione a abobrinha refogada, amaranto cozido e resfriada, sal e cebolinha fresca e mexa. Em seguida, adicione a mistura de “ovo” de grão de bico e mexa. Por fim, adicione a farinha sem glúten e mexa até ficar bem misturado.

Você deve ter uma mistura ligeiramente pegajosa, mas moldável. Adicione mais farinha sem glúten, se necessário, se a massa estiver muito úmida para manusear.

Forme os bolinhos achatados, como se fossem hambúrgueres (aproximadamente 1/4 de polegada de espessura) do tamanho da palma da sua mão. Enquanto isso, aqueça uma frigideira grande.

Quando estiver quente, adicione um pouco de óleo para cobrir o fundo da panela e bolinhos suficientes para caber confortavelmente sem aglomerar. Frite-os até dourar, +/- 4 minutos de cada lado.

Opcional: Para bolinhos ainda mais crocantes, leve para assar em um forno a 200ºC por 10 a 15 minutos.

Sirva quente com acompanhamentos de sua escolha hommus, molho de alho, por exemplo! Aprecie ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *