Bife de soja tem fibras, poucas calorias e zero gordura saturada

27 de Nov, 2017Zona Cerealista
Opção é comum na dieta vegana, o bife de soja pode ser incorporado ao seu projeto de alimentação saudável https://www.youtube.com/watch?v=6ssEbBK5es0 Você sabe o que é o bife de soja? Trata-se de um alimento saudável que, geralmente, é relacionado aos cardápios e à alimentação vegana. No entanto, cada vez mais, adeptos de um estilo de vida mais leve e focados em rotinas de alimentação saudável têm buscado integrar esse produto à sua mesa. Além de se aproximar dessa variedade pelos benefícios que sua composição naturalmente oferece, essas pessoas têm pesquisado, cada vez mais, receitas e como fazer bife de soja. Neste artigo do blog da Zona Cerealista Online, tentamos reunir um pouco desses dois assuntos: tanto a composição e vantagens do produto quanto algumas dicas para o seu preparo.

Comer bife de soja faz bem

Diferentemente do bife da carne de vaca, o bife de soja possui algumas características que são consideradas balanceadas e saudáveis para seus planos de dieta. Um desses pontos, por exemplo, é a presença de fibras e ausência de gordura saturada e colesterol. Essas características são benéficas ao corpo humano e o diferem da carne animal. O bife de soja também ajuda na sua dieta de emagrecimento e controle do peso – afinal, a presença de fibras é extremamente benéfica a esse processo. Além disso, trata-se de um alimento, em geral, com poucas calorias. Se formos continuar no campo da comparação, é fundamental citar que o bife de soja não possui toda aquela gordura e, assim, não está diretamente ligado ao aumento do colesterol.

Como fazer bife de soja

Um ponto fundamental no preparo do bife de soja é que ela precisa ser hidratada (e bem!). A soja pode ser, por exemplo, coberta com água quente e acrescida de um pouco de limão. Após meia hora, deixe escorrer numa peneira, deixando o produto levemente úmido. Uma dica bem bacana como fazer bife de soja está na busca de intensificar o sabor: e esse segredo está no tempero. Alho, sal, azeite, cebola e orégano são muito bem-vindos! Há ainda a possibilidade de incluir nesse tempero o shoyu macrobiótico, que é um molho de soja do bem. Deixe sua criatividade tomar conta do processo e inclua outros ingredientes, como legumes cozidos e caldos.

Consuma menos transgênicos

Você sabia que substituindo a carne animal pelo bife de soja você consome menos transgênicos? A lógica é a seguinte: no Brasil, a soja transgênica é basicamente utilizada para produzir óleo de soja e ração animal. A maior parte da ração consumida pelo gado, aves, porcos, e até mesmo por peixes criados em cativeiro no Brasil é produzida a partir de soja e outros grãos transgênicos. Assim, hoje em dia, as carnes animais nada mais são do que grãos transgênicos ultra-compactados! Por outro lado, as empresas que produzem proteína texturizada de soja (PTS) sabem que o público vegetariano é extremamente exigente quanto ao tipo de soja que consomem, assim, muitos fabricantes optam por produzir a PTS com soja não-transgênica. É o caso do fornecedor do bife de soja e das demais proteínas texturizadas de soja da Zona Cerealista Online J

Diferenças da carne animal

Mesmo com todos os benefícios já citados neste artigo, é fundamental comentar que existem algumas diferenças na composição entre o bife de soja e o bife de carne de vaca. Dentre elas, uma das principais é a questão proteica. O produto de soja traz menos proteína que a carne animal. Outro ponto distinto que, às vezes, é apontado por consumidores acostumados com a carne são as diferenças no sabor, contendo menor gorduras saturadas, o bife de soja possui sabor menos intenso. A Zona Cerealista Online possui toda uma sessão dedicada aos produtos vegetarianos como o bife de soja e, também, em nosso Blog, há informações sobre receitas e como fazer bife de soja. Confira nossas também promoções!

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados